Webventure

Rubens Donizete e Érika Gramiscelli são destaques neste fim de semana no XTerra


Rubinho (ao centro) é um dos destaques da prova de MTB do XTerra (foto: Divulgação)

Neste domingo (17), a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, será sede do Xterra Regional Estrada Real. O líder do raking brasileiro, Rubens Donizete, e a vice-líder do ranking nacional, Erika Gramiscelli, são os participantes de destaque que brigarão para subir ao pódio mais uma vez.

“A disputa de Tiradentes será perfeita para quem gosta de pedalar. Participei da prova ano passado e não podia estar de fora esse ano”, disse Rubinho, que foi representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. “A competição une trechos de trilhas técnicas com estradas onde é preciso força para subidas e descidas. Além disso, a prova desperta todas as aptidões dos atletas. É um MTB de verdade”, acrescentou.

Já Erika Gramiscelli, com 543 pontos na lista (13 a menos que a líder Roberta Stopa), abriu mão de disputar outra competição no mesmo final de semana em nome de sua forte ligação com a prova. “Participo do MTB Cup desde a primeira edição (2007). Tenho uma relação especial com o circuito e por isso escolhi estar em Tiradentes”, explicou a ciclista mineira.

Veterana das montanhas mineiras e campeã dos Jogos Sul-Americanos de 2010 pela seleção brasileira, Erika também diz que já sabe o que esperar da prova. “Ano passado foi bem duro o percurso e acho que não será diferente dessa vez”, afirmou.

Percurso desafiador – Os competidores que participarem da prova deste fim de semana terão muitos desafios pela frente. Segundo Marcelo Caiçara, responsável pelo levantamento dos trechos, sair na frente será importante para vencer os 42 quilômetros da prova, já que logo nos cinco quilômetros iniciais os atletas enfrentarão um single track bem travado. “Pegamos a Trilha do Carteiro em direção à Serra de São José até a calçada dos escravos. Daí despencamos em um downhill bem técnico e escorregadio de grama”,explicou.

Ainda de acordo com ele, depois deste trecho, o visual de cima do morro será deslumbrante, com visão para toda a cidade de Tiradentes e região. Isso, no entanto, não significa que a prova passará a ser tranquila. “Mas quem pensa que o sufoco acabou está enganado. Depois do downhill já emendamos em outro single track de mais três quilômetros”, avisou Caiçara.

Este texto foi escrito por: Webventure