Webventure

Rubens Donizete e Erika Gramiscelli vencem o XTerra em Tiradentes


Rubinho conquistou o primeiro lugar no XTerra (foto: Divulgação/ Fotocom/ Tony Dandrea)

Com 38 quilômetros de puro mountain bike na região de Tirandentes (MG), Rubens Donizete e Erika Gramiscelli foram os grandes vencedores do XTerra Regional.

“Parecia que eu estava em uma prova de mundial, o percurso é fantástico, bem técnico. Tiradentes com certeza fechou o ano com chave de ouro”, diz Rubens Donizete, campeão da prova com a marca de 1h32min41. “Quando estamos com adrenalina o que nos resta é arriscar. Então eu fiz o máximo que pude”, completa o atleta, prata no Pan do Rio 2007 e representante brasileiro nas Olimpíadas de Pequim.

O percurso passou por trechos da Estrada Real, entre as cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rei, n a Serra de São José e trilha do Carteiro. A primeira largada do evento foi dada às 10h, no centro de Tiradentes, onde mais de 300 participantes seguiram em direção ao marco zero da cidade de São João Del Rei (local oficial de largada). Os atletas, logo nos seis quilômetros iniciais, se depararam com um single track, seguido por um downhill.

Na segunda colocação ficou Shermann Trezza, de apenas 21 anos e, em terceiro, Hugo Prado Neto. “A trilha tinha muita pedra e raiz, então precisei de muita concentração para esse resultado positivo e com certeza estou comemorando muito. Senti mais dificuldade entre os quilômetros cinco e dez, mas briguei pela liderança até o quilômetro 15, quando consegui superar todos os atletas que vinham na minha cola”, diz o jovem, que entrou para o esporte há 11 anos e terminou a disputa com o tempo de 1h37min07.

Feminino – Nos últimos quilômetros, a primeira mulher a cruzar a linha de chegada, Erika Gramiscelli (pelo segundo ano consecutivo em Tiradentes), sofreu com problemas no pneu dianteiro. “Ele rasgou no final da prova e não poderia prosseguir sem antes trocá-lo”, conta a mineira, que passou pela mesma situação em 2007, na etapa de Ilhabela. “A prova não foi fácil, tinha muito barro este ano. Ainda assim ela foi um pouco mais leve que a etapa de Pedra Azul”, garante Erika, que abriu vantagem logo no início da disputa e finalizou o trajeto como campeã em 2h06min23.

Outra atleta que também encontrou desafios pela frente foi Aline Lombello, vice-campeã em 2h15min44. “O meu passador de freio quebrou e a correia ficou emperrada. Tive que seguir com a marcha leve, aí perdi velocidade porque a bike não tinha tração”, disse Aline, natural de São João. “Somente no trecho de trilha fechada, na altura do quilômetro dez, foi que consegui ultrapassar a terceira colocada”. Quem completou o pódio feminino foi Márcia Matos, com o tempo de 2h21min40.

A prova reuniu cerca de 1000 competidores nos dois dias de competição, que incluiu o Duathlon (3km de corrida, 32km de MTB e 9km de corrida), o Night Trail Run (corrida noturna em trilha) e o Kids Run (mini corrida infantil). Foram distribuídos R$ 20 mil de premiação e mais R$ 25 mil em brindes para atletas e público presente.

Resultados

Elite Masculino
1. Rubens Donizete 1h32min41
2. Sherman Trezza 1h34min50
3. Hugo Prado Neto 1h37min07
4. Daniel Carneiro 1h38min22
5. Thiago Aroeira 1h39min24

Elite Feminino
1. Erika Gramiscelli 2h06min23
2. Aline Lombello 2h15min44
3. Márcia de Paula 2h21min40
4. Raquel França 2h22min35
5. Cristina de Carvalho 2h24min41

Com informações de Monique Barleben, direto de Tiradentes (MG)

Este texto foi escrito por: Redação Webventure*