Rubinho garantiu o título no masculino (foto: Divulgação/ Marcio Rodrigues/ Fotocom)
O XTerra Regional Estrada Real, realizado neste último fim de semana, contou com cerca de 300 atletas na etapa do XTerra MTB Cup. Rubens Donizete e Érika Gramiscelli conquistaram o título da prova, com uma pequena vantagem para seus adversários. A prova, que passou pelas ladeiras da cidade histórica de Ouro Preto (MG), contou com 45 quilômetros.
A diferença de Rubinho para o segundo colocado, Edivando Souza Cruz, foi pequena. O campeão completou o desafio em 1h58min40, enquanto Edivando cruzou a linha de chegada com 2h01min45. A terceira posição ficou com Daniel Carneiro, cerca de 6 minutos atrás do vencedor. Foi uma prova muito técnica e bonita. A briga pela ponta foi de alto nível, com Vando, Aroeira e Daniel sempre por perto. O XTerrra, sem dúvida, é um muito importante para o mountain bike brasileiro, elevando o nível de organização. Foi tudo perfeito: água, sinalização e exigência do percurso, declarou Donizete, que participou da prova pela primeira vez.
Érika também encontrou dificuldades na prova que lhe garantiu o bicampeonato da competição. A mineira fez os 45 quilômetros de prova em 2h40min34, seguida por Aline Lombello (2h48min53) e Bárbara Bomfim (2h58min43).
A vencedora não estava inscrita na prova, pois no domingo, dia da competição, prestaria a prova do Enem, cancelada na semana passada. Para o atleta o jeito que a organização trata o atleta é fundamental. Uma prova como o XTERRA, com tudo funcionando, dá ainda mais prazer de competir. É um exemplo de prova de maratona. Não podia haver um evento melhor para a minha volta às provas, disse a vencedora da edição de 2007, em Ilhabela.
Mais desafios – Edivando, que ficou com o segundo melhor tempo, não teve muito tempo para descansar e encarar a prova de mountain bike. No sábado, o atleta competiu na prova de Duathlon da competição, na qual garantiu o primeiro lugar na categoria dupla. Dou nota dez para meu final de semana em Ouro Preto, com dois resultados excelentes. A prova domingo foi mais difícil do que sábado, afirmou.
A organização da prova saiu satisfeita com o resultado da competição. Ao todo, cerca de 700 atletas participaram do XTerra Regional Estrada Real. Foi nossa primeira vez em Minas Gerais e está é apenas uma pequena amostra do que o XTERRA pode proporcionar nas futuras edições, declarou Bernardo Fonseca, organizador da prova. A próxima etapa regional da competição acontece na cidade de Tiradentes (MG), nos dias 28 e 29 de novembro.
Confira os resultados do XTerra MTB Cup, da etapa regional Estrada Real:
Masculino
1º – Rubens Donizete 1h58min40
2º – Edivando Cruz 2h01min45
3º – Daniel Cardoso 2h04min28
4º – Uira Ribeiro 2h05min21
5º – Geraldo Silva Jr 2h05min54
Feminino
1º – Érika Ggramiscelli 2h40min34
2º – Aline Lombello 2h48min83
3º – Barbara Bomfim 2h58min43
4º – Marcia Matos – 3h01min07
5º – Manuela Vilaseca 3h04min17
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 5, 2009