Foto: Pixabay

Rumo ao Cho Oyu, brasileiros se preparam para o Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Imprevistos na estrada (foto: Divulgação/ Manoel Morgado)
Imprevistos na estrada (foto: Divulgação/ Manoel Morgado)

Manoel Augusto Morgado e um grupo de 15 pessoas se preparam para escalar a primeira montanha com mais de 8 mil metros, o Cho Oyu, no Nepal (saiba mais). Neste domingo, os escaladores partiram cedo para chegar em Nylan, a 3.750 metros de altitude, para realizar a aclimatação na região.

A equipe conta com 9 estrangeiros (Marco, Richerd e Gregory de Malta; Lui, Felber, Lucas e Manoel do Brasil; a Andrea da Guatemala e o guia e organizador Victor Saunders, da Escócia), 4 nepaleses (dois sherpas chamados Dorje; Pemba, cozinheiro e Padawa, chefe da equipe) e 3 tibetanos.

“A equipe se conheceu há apenas dois dias, mas já existe uma boa integração, muitas risadas e bastante descontração, o que é um excelente sinal, pois em uma expedição com essa duração, esse é um dos fatores de sucesso ou fracasso”, declarou Morgado.

Imprevistos – Manoel revela que a época chuvosa na região atrapalhou alguns dos planos do grupo. “As estradas estão péssimas, e por três vezes tivemos que carregar nossas coisas e mudar de transporte. Uma dessas vezes o motivo foi outro. Um homem havia sido atropelado e seu corpo ainda estava ao lado do bloqueio que os habitantes do vilarejo haviam colocado na estrada, como forma de protesto”, explicou.

Os 16 integrantes dormiram em Kodari, fronteira com Nylam, e nesta segunda-feira enfrentaram a burocracia da China para encarar a estrada, que estava fechada para reformas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 31, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure