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Rumo ao Dakar 2002, equipe BR Lubrax se despede


Despedida teve até bolo para comemorar os 15 anos da equipe no Dakar. (foto: Luciana de Oliveira)

Às vésperas de embarcar para o maior rali do mundo, o Paris-Dakar, a equipe BR Lubrax reuniu a imprensa, em São Paulo, para apresentar o time que vai encarar o desafio e seus objetivos. São 15 anos de participação no Dakar.

“É uma data importante, uma menina que completa 15 anos faz um baile de debutante. Se tivéssemos uma mulher na equipe, eu até dançaria uma valsa com ela”, brincou Klever Kolberg, que é uma espécie de porta-voz da equipe.

Ele vai competir na categoria Carros SuperProduction diesel, ao lado do francês Pascal Larroque. Completam o grupo os pilotos de moto Juca Bala e Luís Mingione, além de André Azevedo, que corre com um caminhão.

Vencer nas três categorias é a meta principal da BR Lubrax. “É a única equipe que tem representantes nos três veículos”, diz Klever. Ele já foi campeão por categoria nas motos e ainda não conquistou um título nos Carros. O mesmo vale para Azevedo, que participa com um caminhão pela terceira vez e também já venceu nas motos. Juca e Mingione vivem situações diferentes: o primeiro vai buscar o bicampeonato nas motos até 400cc; o outro vive a ansiedade de estrear no Dakar, na bastante disputada categoria até 250cc.

Preocupações – Mingione quase participou do rali em 2001, mas um acidente de trânsito em São Paulo tirou dele a oportunidade, que foi dada a Jean Azevedo, irmão de André e um dos pilotos mais experientes do país. “Meu objetivo é terminar o Dakar”, avisa o estreante, que também tem vasta experiência no off-road: são 16 anos de moto, com participação em cinco Rally dos Sertões. “Nossa preocupação maior é o Luís. Queremos que ele termine são e salvo”, diz Klever.

André espera não ter problemas com o caminhão Tatra, fabricado na República Tcheca e um dos que mais venceu o Dakar. No ano passado, André chegou a liderar na geral mas um salto numa duna fez com que, dias depois, ele tivesse de abandonar o rali com problemas mecânicos. “O caminhão foi praticamente jogado no lixo”, revela Klever. A equipe teve de comprar outro novinho com o qual André espera manter a ponta até a 14ª e decisiva etapa do Dakar: “Quero ganhar na geral”.

Programação – Os quatro brasileiros embarcam no próximo dia 20 para a França. Neste ano, a largada do Dakar não será em Paris, como tradicionalmente acontece, mas em Arras, outra cidade francesa, no dia 28 de dezembro. Depois, os competidores seguirão para a Espanha e de lá para o Marrocos. Ao todo serão 9.436 km, com apenas um dia de descanso, até a chegada a Dakar (Senegal), em 13 de janeiro.

Outros dois brasileiros vão participar pela primeira vez do rali, em moto: o carioca Armando Pires, tricampeão estadual de enduro, e Luizão, que no ano passado foi o mecânico da BR Lubrax na prova.

Mais uma vez o Webventure e a BR Lubrax vão trazer aos internautas a cobertura on line da prova, com todos os detalhes direto do deserto africano.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira