Webventure

Russos da Kamaz dominam nos caminhões


Chagin Nikolaev e Savostin já venceram o primeiro dia do Dakar 2011 (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

Superar os Kamaz entre os caminhões no Rally Dakar tem sido quase tão difícil quanto o gato Tom pegar o rato Jerry no desenho animado. Os pilotos e navegadores russos que compõem a temida equipe azul venceram oito das últimas dez edições do rali mais conhecido do mundo.

Neste ano, a Kamaz conta com três caminhões, sempre ocupados por um piloto, um navegador e um mecânico. Vladimir Chagin, Sergey Savostin e Ildar Shaysultanov integram o caminhão favorito e correm com o número 500, reservado a eles por conta do título na prova de 2010. Chagin venceu seis edições do Dakar.

O segundo caminhão da Kamaz tem um trio tão competente quanto, formado por Firdaus Kabirov, Aydar Belyaev e Andrey Mokeev. Kabirov é a grande ameaça à hegemonia de Chagin, depois de conquistar dois títulos eles, porém, estão empatados em território sul-americano, com uma conquista para cada.

Os russos da Kamaz ainda contam com o trio formado por Eduard Nikolaev, Viatcheslav Mizyukaev e Vladimir Rybakov. Um dos segredos desses velocistas dos peso-pesados é carregar um caminhão de apoio lotado de chope, que os abastece ao final de cada especial.

O piloto brasileiro Maurício Neves, que compete entre os carros, ainda se lembra da coragem desses russos. Enquanto ele descia uma montanha ao estilo caracol, ele foi surpreendido por Chagin, que baixou da encosta a 165km/h em linha reta, ignorando todos os obstáculos.

Este texto foi escrito por: Webventure