Calçado adequado é a certeza de uma boa performance no esporte (foto: Arquivo Webventure)
Na hora de comprar um calçado para prática de atividades outdoor, a primeira coisa é saber para onde você vai e em que época do ano, pois para cada atividade existe um calçado mais adequado. Estas são as primeiras dicas de Odair Cola, gerente da loja de equipamentos Half Dome, em São Paulo.
O cuidado com os pés deve ser a primeira preocupação de quem fará caminhadas e esportes ao ar livre, pois eles são os responsáveis pela boa ou má performance dos praticantes.
De maneira geral, os calçados para práticas outdoor podem ser divididos em três categorias: para corridas de aventura (em que o objetivo é performance do atleta na prova), para caminhadas curtas e para caminhadas longas (calçados confortáveis, duráveis e com bom solado).
Bom sistema de drenagem, leve, bom sistema de ajuste, sola bem aderente e feita com tração eficiente, borracha de boa qualidade, entressola que ajuda a proteger a sola dos pés em terrenos irregulares. Estas são as principais características de um bom tênis para corrida de aventura.
Atualmente o que não faltam são opções de calçados para atividades ao ar livre. O interessante é saber para que ele será utilizado, em que tipo de clima, quanto você está disposto a investir neste equipamento e, o mais importante, se o calçado cai bem no seu pé.
O modelo Salomon XPro é o mais conhecido e procurado pelos corredores de aventura. O tênis já está em sua terceira geração e destaca-se pelo solado com duas densidades, o que ajuda no ajuste aos diferentes tipos de pisada; amortecimento mais elaborado, sistema de tração bem eficiente.
Ainda neste segmento, a novidade é o modelo Delirium Pró, da Timberland, que foi desenvolvido pelo Team GoLite, uma das mais conceituadas equipes de corrida de aventura do mundo. Confeccionado em nylon, o que dá mais resistência e facilita a saída da água, o solado tem diferentes densidades e o sistema de amarração garante mais segurança. Outro destaque é uma espécie de polaina de lycra que é encaixada no calçado em volta do tornozelo, que impede a entrada de pequenos objetos e dificulta a entrada de água. SAC Timberland: 0800 7070 566 ou www.timberland.com.br.
Outro modelo muito procurado é o Nike ACG Orizaba, em que destacam-se os dois pontos de amarração, o que dá melhor ajuste ao pé, é um calçado leve, desenvolvido com o suporte dos atletas de aventura do Team Nike ACG/Balance Bar. A entressola é de Phylon de dupla densidade, o que proporciona maior estabilidade; na planta do pé tem o sistema Zoom Air para maior amortecimento nas passadas; e bolsa de ar no calcanhar. Informações: São Paulo e Grande São Paulo (11) 5682-6327, demais Estados 0800 703 6453.
Ainda da Nike, o modelo Air Zoom Kyotee é ideal para Trail Running, pois é muito leve, protege bem o pé, tem bons sistemas de tração e de amortecimento. O cabedal é confeccionado com mesh rústico e materiais sintéticos, tem o mesmo sistema de amortecimento do Orizaba; o solado tem design agressivo, com cravos posicionados estrategicamente para melhor aderência e leveza.
A Try On também teve a ajuda de uma equipe de corrida de aventura para desenvolver o modelo Jungle. Concebido com dicas do Try On Spirit Team, o tênis tem cabedal em couro sintético e tecido de dupla frontura, aplicações de reflexivos 360°, para maior segurança; fechamento com roldana e calce rápido. Tem as tecnologias Spread System, amortecimento que absorve impactos e devolve sua energia na forma de impulso; e Eva Fly, entressolas em etilvinil acetato expandido, que oferecem leveza e conforto. O solado é feito com borracha sintética e carbono, o que proporciona resistência à abrasão e boa tração (tecnologia Rubber Force).
Outros modelos da Try On para corrida de aventura, todos com as três tecnologias (Spread System, Eva Fly e Rubber Force são o Volcanes que tem amarração com atacador bicolor; o Virgo II, tem fechamento em slip on, com atacador e fitas; o Trekers, novidade da linha Adventure da marca; e o Trek. que tem cabedal em tecido dupla frontura, com ventilação na lateral e amarração em fita bicolor. Informações: Try On (11) 3818-1699 e www.tryon.com.br .
A Reebok oferece o modelo Reclaim Fusion, tem cabedal em nylon e reforço em laminado, que dá mais estabilidade. O solado é de borracha antiderrapante, com janelas na planta, protegidas por material telado, para maior ventilação. O destaque está na palmilha, produzida em composto de EVA com densidade especial para conforto, maciez e amortecer impactos. Tem alguns pontos vazados, para facilitar o escoamento da água. Informações: SAC (85) 3336-0819.
Para caminhadas em terrenos irregulares, o mercado também oferece calçados especiais, em que o conforto e a resistência são os atributos mais importantes. Para a prática do trekking, há quem só use tênis e os que preferem as botas, que aquecem melhor os pés e são impermeáveis.
A Nike tem diversos modelos, como os da linha ACG: Pegasus e Divide, que oferecem conforto e boa aderência ao solo. A novidade é o Air Tallac, versátil e leve, feito em couro, mesh e material sintético, com entressola em Phylon, que tem bolsa de ar encapsulado em toda a extensão do solado. A tecnologia Nike Trailframe dá o suporte em terrenos irregulares e o solado All-Trac Sticky proporciona melhor tração.
Da Reebok, o modelo Acess Traill, que cabedal em raspa em couro natural com detalhes em nylon, reforço de borracha na biqueira e no tornozelo. A entressola em EVA injetado com solado de borracha.
O Fast Pack Actuate é o modelo da Timberland para quem procura conforto, estabilidade e resistência para a prática de trekking. Destaque para o sistema Agile IQ Stability Plate, que permite maior agilidade e proteção. Sua leveza e conforto são valorizados pela utilização de couro premium e nylon respirável no cabedal, o que facilita a transpiração dos pés. O solado B.S.F.P. de borracha garante breque, suporte, flexibilidade e desempenho, com grande absorção de impacto.
A Try On também oferece modelos para caminhada. Assim como os tênis para corrida de aventura, os calçados para trekking também são fabricados com as tecnologias Rubber Force (borracha flexível, resistente e que tem boa tração); Eva Fly (dá leveza e conforto) e Spread System (sistema de amortecimento).
O modelo Pico da Neblina tem cabedal de couro sintético e palmilha moldada. Já o Aconcágua tem cabedal confeccionado em tecido dupla frontura e sistema de amarração em fitas. O Andes tem um cabedal diferenciado, feito em PVC com tecido de poliéster. Outro modelo da marca para trekking é o Makalu, tem telas laterais no cabedal.
Outro destaque é o modelo masculino Kilimanjaro, com cabedal em couro nobucado com passadores reforçados, além de sistemas de estabilização, que garante a firmeza do pé em terrenos acidentados; e de amortecimento, além de ser leve e confortável.
A Red Nose possui a linha Adventure, especial para atividades outdoor. São quatro modelos diferentes para os mais variados esportes. Para praticantes de escalada, modelos que possuem pequenas travas posteriores e reforço lateral. Para trekking, os calçados possuem calcanhar mais alto e nylon lateral. Todos são confeccionados em couro sintético.
Além dos tênis para trekking, existem também as botas, que são escolhidas por aqueles que preferem mais conforto, pois a maioria é confeccionada com material impermeável, além de deixar o pé mais aquecido. As botas dão mais sustentação ao tornozelo, mas é um mito achar que elas protegem contra torções. O importante é amarrar bem o calçado e prestar atenção no terreno, explicou Odair Cola, gerente da Half Dome.
A Snake é uma conhecida fabricante nacional de botas e oferece diversos modelos, feitos com o solado Vibram e o contraforte Renoflex, tecnologia alemã de proteção para o calcanhar e os dedos dos pés. A novidade é o sistema de impermeabilização Dry Sympatex. Informações: www.snake.com.br .
O modelo Snake Armação é o de melhor custo-benefício da categoria. Bota meio cano, indicada para caminhadas curtas, de fim de semana. É confortável e tem bom solado. O cabedal é feito em couro nobuk e camurça, com costura impermeabilizada integral e passadores em nylon.
Para caminhadas longas e expedições, são indicadas as botas de cano alto, impermeabilizadas, com bom solado e que dão mais conforto e suporte aos pés. Uma boa sugestão é o modelo Snake Zodiac, bota de cano alto, mais robusta, dá maior sustentação ao tornozelo e é impermeabilizada. Cabedal feito em couro Nobuk hidrofugado, fechamento da bota em neoprene, tem forro sintético de três camadas, costuras seladas e membrana DRY respirável, que facilita a retirada do suor, deixando os pés mais confortáveis.
A Try On oferece um modelo masculino para montanhismo, é o K2, que tem amarração com passadores em metal, cabedal em couro nobucado, solado de borracha sintética com carbono, que combina flexibilidade, resistência à abrasão e tração.
A Salomon também oferece um modelo para as longas jornadas, é o Expert Mid GTX.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata