Caminhar, conhecer novas paisagens, entrar em contato com a natureza. O trekking é um esporte que atrai um número cada vez maior de pessoas procurando livrar-se de uma rotina muitas vezes cheia de correrias e contratemos para encontrar mais paz, equilíbrio e tranqüilidade.
Porém, se uma etapa fundamental for queimada, no lugar de diversão o trekker poderá encontrar muito estresse. Esta etapa é a partida para todas as outras: o planejamento.
Antes mesmo de começar a arrumar a sua mochila, escolher o melhor calçado ou os equipamentos que serão levados para a sua aventura, é preciso saber que tipo de trekking você irá fazer: de um dia, dois a cinco dias ou mais que isso. Esta escolha irá determinar todo o resto do planejamento e ajudar você a fazer um passeio sem problemas.
Qual é a importância? – Planejar e organizar. Estas são as palavras de ordem quando se pensa em fazer uma trilha. Independente do tamanho e da quantidade de dias da caminhada, tentar prever problemas e, principalmente, necessidades, é uma iniciativa que permite a você ter mais segurança, além de ajudá-lo a cumprir os seus objetivos.
Imagine-se, por exemplo, em uma região muito fria sem as roupas adequadas ou tendo de montar a sua barraca , literalmente no meio do nada, sem uma lanterna. Da mesma forma, para que levar barraca, saco de dormir e fogareiro em uma caminhada que irá durar apenas algumas horas?
Acredite que, uma das partes mais divertidas da aventura, é a preparação que a precede. Além de já poder sentir um pouquinho da emoção do que você irá encontrar, o planejamento permite que você diminua o seu estresse e se sinta mais seguro para aproveitar, muito bem, todas as belezas da trilha que escolheu.
Este texto foi escrito por: Esdras Martins