Webventure

Saby comanda a primeira vitória do Touareg no Mundial


O Volkswagen Touareg de Bruno Saby acelerando na especial deste sábado (foto: Divulgação)

Uma vitória dupla e inédita na penúltima especial de 332 quilômetros dos caros do Rali Orpi Maroc. Ao vencer a etapa o francês Bruno Saby conquistou sua primeira etapa no Mundial de Rali Cross-conuntry, pilotando o Touareg da Volkswagen. Foi também a primeira vez que o carro da montadora alemã conquistou uma etapa do Mundial. Motivo de muita festa para Bruno e para sua companheira e chefe de equipe, a alemã Jutta Kleinschmitch que chegou em quarto. Saby completou a longa especial do dia com 3h18min.

Logo atrás de Saby o Mitsubishi Evolution do também francês Stephane Peterhansel confirmou seu favoritismo no Marrocos, ficando pouco mais de 40 segundos mais lento do que Saby. Com a vitória Peterhansel, que já venceu o Dakar este ano, deve largar para a última etapa deste domingo apenas preocupado em administrar sua folgada liderança.

Em terceiro lugar o buggye protótipo Honda do veternao Thierry Magnaldi a quase dois minutos do líder Saby.

Beira-mar – Foi mais um dia de longas retas e muita velocidade no Saara. A parte inicial da especial foi junto à costa atlântica do Marrocos. Na segunda metade os pilotos se internaram em novos trechos de dunas altas com navegação bastante difícil e com diversas mudanças de sentido.

“Foi uma etapa lindíssima. Mais bonita ainda por ser nossa primeira vitória em uma etapa”, comemorou Saby. “Nas partes rápidas foi ótimo para confirmar que o carro está evoluindo bem”, completou o piloto que enfrentou seguidos problemas com seu Touareg nos primeiros dias de rali.

Já o líder Peterhansel admitiu que pilotou neste sábado pensando no domingo. “Procurei dirigir com bastante cuidado mas sem tirar a velocidade. O plano era aumentar nossa vantagem antes da última etapa de domingo”, explicou o francês.

O Ralli Orpic Maroc vale como quarta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross-country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e como segunda etapa do Campeonato Mundial Cross-country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Confira os cinco mais rápidos deste sábado:

1. Bruno Saby – Volkswagen – 03h18’14
2. Stephane Peterhansel – Mitsubshi – 03h18’55
3. Thierry Magnaldi – Honda – 03h19’57
4. Jutta Kleinschimidt – Volkswagen – 03h24’05
5. Jean-François Guinot – Volkswagen – 03h24’38

Classificação geral dos carros até a quarta etapa:

1. Stephane Peterhansel – Mitsubsh – 13h55’21
2. Jean Louis Schlesser – Schlesser/Ford – 14h21’51
3. Carlos Sousa – Mitsubishi – 14h47’05
4. Jutta Kleinschimidt – Volkswagen – 14h51’53
5. Dominique Housieaux – Mitsubishi – 15h30’38

Este texto foi escrito por: Cristina Degani