Foto: Pixabay

Sacha Haim é campeão Sul-Americano de Balonismo

Redação Webventure/ Balonismo, Outros

Sacha Haim venceu a primeira edição do Sul-Americano (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Sacha Haim venceu a primeira edição do Sul-Americano (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

O brasileiro Sacha Haim sagrou-se campeão Sul-Americano de Balonismo na noite de ontem em Rio Claro (SP). Ele foi o melhor entre os 39 pilotos inscritos na primeira edição da competição. A maioria dos competidores era brasileira, mas o Sul-Americano ainda teve representações da Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela.

Mas o domínio durante toda a competição, que começou no sábado (3), foi mesmo do Brasil. O piloto Fabio Passos assumiu a liderança nos primeiros dias, porém na fase final da competição cometeu alguns erros. Já Haim não começou bem o Sul-Americano, mas conseguiu a recuperação e ultrapassou Passos no último dia.

“Esse é o melhor jeito de vencer. Conquistando devagar as colocações. O Fabio é um ótimo piloto e começou muito bem, mas, como todo mundo, cometeu alguns erros e eu consegui o título”, comemorou Haim. Sandro Haim, irmão de Sacha, foi o terceiro colocado.

O sábado começou com um Fly-in, tarefa na qual os pilotos têm que acertar um alvo declarado pela organização. A próxima tarefa, ainda no primeiro vôo do dia, foi a Valsa de Hesitação, quando os competidores escolhem o alvo a acertar em uma lista determinada pelos juízes. No último vôo do campeonato, já na parte da tarde, a tarefa foi o Alvo Declarado pelo Piloto, em que é possível acertar qualquer alvo do mapa, contanto que o piloto avise qual escolheu antes de decolar.

Exposição – Sacha comentou sobre o desenvolvimento do balonismo na América Latina. “O Brasil é a maior potência da região. Mas a presença de estrangeiros nesse campeonato foi importante para desenvolver o esporte nos outros países. Agora com certeza terá um campeonato argentino, ou chileno de balonismo”, disse.

O próximo Sul-Americano está marcado para 2009. “A idéia é que fique nos intervalos dos Campeonatos Mundiais, também de dois em dois anos”, explicou o campeão.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: junho 11, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure