In-port race da Cidade do Cabo (foto: Divulgação/ VOR)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A in-port race, regata local válida como uma das etapas da Volvo Ocean Race, será o maior espetáculo da passagem da prova pelo Rio de Janeiro. O evento acontece no dia 25 de março, sábado, com início previsto para às 13h.
A organização estima a presença de até dois mil barcos na Baía de Guanabara e a Marinha já programou o esquema para não haver confusão. O próprio comandante do Brasil 1, Torben Grael, alertou na semana passada que a Baía é estreita para a in-port.
A área da regata será fechada, com o trânsito de embarcações proibido a partir das 12h30 da manhã até a liberação da organização. Sete navios e vinte embarcações da Marinha farão a fiscalização para que nenhum barco ultrapasse os limites e atrapalhe a regata.
Para quem quiser ver por terra, Ricardo Baggio, responsável pela organização dos eventos do Stopover, aconselha a orla de Niterói voltada para a baía. Existe uma faixa com vários quiosques, com estrutura e que garante um bom ângulo de visão, comentou. A largada e a chagada acontecerão próximas a ponte Rio-Niterói e a outra bóia ficará perto da Ilha da Laje, no meio da Baía.
Na água – Para quem vai assistir à in-port race de barco, é preciso ficar atento às orientações da Marinha para as Áreas de Fundeio (veja figura ao lado). Apenas uma passagem será aberta para o lado norte da baía, próxima ao Aeroporto Santos Dumont.
Veja as orientações da Marinha para as embarcações no dia da in-port Race
Até as 11h o tráfego de embarcações estará liberado por toda a Baía de Guanabara, incluindo a zona de exclusão.
Das 11h até 12h30 o tráfego de embarcações será interditado na zona de exclusão; exceto na área pontilhada (Escola Naval/ Ponta do Calabouço), o que permitirá a ligação do lado Sul com o lado Norte da Baía de Guanabara.
Das 12h30 até o término oficial da regata e a liberação oficial da marinha o tráfego de embarcações estará restrito a área externa da zona de exclusão e também de fundeio.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: março 21, 2006