A pista de downhill recebendo últimos ajustes (foto: Marilin Novak/ www.webventure.com.br)
Direto de Congonhas do Campo (MG) – A pista de competição de downhill da prova Desafio dos Profetas, que acontece hoje em Congonhas (MG), foi construída na principal ladeira da cidade, que dá acesso ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. São 450 metros de distância e 10 obstáculos, nesta ordem: largada, gangorra, rampa grande, triplo, grande curva, troncos, rampa de fogo, curva redutora de velocidade, duplo, escada e chegada.
As principais atrações do percurso ficam por conta da rampa de fogo, por onde os atletas passam através das labaredas, e pela descida das escadas, último obstáculo antes da chegada. A organização estima que os atletas façam a pista completa entre 30 e 40 segundos.
O Desafio dos Profetas precede a final da Copa Internacional de Mountain Bike, que acontece no domingo, dia 7/8, no Parque das Cachoeiras, localizado a 4 km da cidade de Congonhas (MG).
O desafio dos profetas de Aleijadinho – O evento, patrocinado pela marca Red Bull, tem esse nome Desafio dos Profetas – em homenagem aos doze profetas que compõem o cenário mais famoso da cidade de Congonhas (MG) e um dos principais centros da arte barroca do Brasil.
As doze estátuas dos profetas, que ficam no Santuário do Bom Senhor de Matosinhos, foram esculpidas no século XVIII por um dos maiores artistas brasileiros: Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A igreja fica no ponto mais alto da cidade e foi tombada, pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985.
Este texto foi escrito por: Marilin Novak
Last modified: agosto 6, 2005