Área de transição: onde apoios atletas e organização se misturam. (foto: Divulgação.)
A terceira e última etapa do Circuito Ultimate Adventure 2003/2004 aconteceu no dia 7 de fevereiro, sábado, na cidade de Piracaia, a 80 quilômetros de São Paulo. Com o recorde de 85 equipes participantes, o evento contou com mais de 255 atletas e mais de 70 carros de apoio e organização.
A prova teve início às 9h no Parque Ecológico de Piracaia. As equipes, com três integrantes cada, percorreram um total de 60 quilômetros pela região, divididos nas modalidades orientação, trekking, natação, duck & run e mountain bike. Assim como nas outras duas etapas foi permitida a troca de um membro da equipe pelo apoio.
Os atletas largaram de mountain bike e seguiram em direção à represa de Piracaia, onde foi realizado o trecho de natação. Logo após, foram intercalados trechos de mountain bike e trekking, considerado por muitos a parte mais difícil da prova, pois os atletas chegaram a estar a 1.430 metros de altitude. No Posto de Controle 9 (PC) deu-se início à modalidade duck & run.
Era obrigatório que pelo menos um atleta da equipe remasse e o restante seguisse correndo por terra, até o ponto de encontro. Cada time escolhia a estratégia a ser utilizada. Por conta da forte chuva que caiu na região na noite anterior o rio ficou muito cheio e um trecho de dois quilômetros, onde seria realizada uma portagem, foi cancelado.
Inovações – Nesta etapa de Piracaia, a exemplo das anteriores, aconteceram novidades. No PC1, por exemplo, o capitão não precisou dar a assinatura, apenas entregar uma senha. Isso facilitou o começo de prova das equipes que chegavam em grande quantidade, ao mesmo instante, no primeiro Posto de Controle.
Outro diferencial aconteceu no PC6. Ao chegar no local o capitão da equipe recebia as coordenadas dos PCs 9 e 10, que teriam de ser plotados na hora. Ali, também acontecia o corte, às 13h30, e quem não conseguisse chegar no PC6 até esse horário seguiria direto para o PC9.
A primeira equipe masculina a completar os 60 quilômetros de prova em Piracaia foi a Bandeirante, que cruzou a linha de chegada às 15h47 e chegou antes mesmo de seu carro de apoio. A navegação não foi fácil e erramos, assim como outras equipes, comentou o capitão Pablo Conte. Segundo Mauricio Lima, outro integrante da Bandeirante, o trekking foi a parte mais difícil. Foi duro, pois a mata era fechada e corremos o tempo inteiro.
A primeira equipe mista a completar a prova foi a Skaf, que estreou com vitória em sua primeira corrida de aventura com a atual formação. Paulo Skaf, capitão da equipe, sentiu que tinham potencial para chegar na frente. Sentimos que estávamos bem fortes já no começo da prova, mas a nossa navegação não é tão boa. Então fomos buscar na força, comemorou o campeão. O trekking foi pesadíssimo e a prova foi muito legal, completou.
Classificação final da 3ª etapa
Categoria Masculina
1- Bandeirante 15h47
2- Facchini 16h40
3- Projectare 16h50
Categoria Mista
1- Skaf 15h54
2- QTS 16h20
3- Rio Off-Road I 16h30
A primeira etapa do circuito aconteceu em 4 de outubro em São Francisco Xavier e a segunda dia 6 de dezembro em Camburi, no litoral norte de São Paulo. Esta terceira e última etapa encerrou o Circuito Ultimate Adventure 2003/2004. A festa de premiação acontecerá dia 17 de fevereiro no Bar e Restaurante Chácara Santa Cecília, localizado na Rua Ferreira de Araújo, 601, Pinheiros (telefone 3034-6251).
O Circuito Ultimate Adventure 2003/2004 teve o apoio da Salomon, Kodak, Canoar, Hidro2, AdventureMag, Ciclo Caravelle, Mundo Terra, Revista Sport Life, Striniwear, Prado Chaiuí, com organização da Rios e Montanhas. Mais informações podem ser obtidas através do site www.ultimateadventure.com.br ou pelo telefone (11) 3021-4336.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 10, 2004