A etapa maratona unifica dois dias de prova. É chamado de maratona o período entre a largada de um dia e a chegada do dia seguinte. Nesse tempo os mecânicos não podem mexer nos carros que só podem ser abastecidos. A ideia da maratona é realmente testar o quanto o carro aguenta,e a preparação dos veículos, explica Marco Aurélio de Carvalho, comissário desportivo da CBA.
Na chegada do primeiro dia eles abastecem, vão para o parque fechado, o local tem fiscalização e ninguém pode mexer no carro a noite inteira, comenta.
No dia seguinte, ao invés dos pilotos e navegadores entrarem no parque dez minutos antes da largada, eles tem 30 minutos para arrumar o carro somente com as peças que já estão lá dentro. Eles podem trocar peças e se ajudar entre equipes diferentes, afirma.
O parque fechado é isolado só com faixas, então os mecânicos ficam à distância orientando o piloto e o navegador. Eles não podem entregar material ou ir lá e mexer no carro, mas podem orientar.
Os competidores têm meia hora para estarem prontos ou são penalizados em tempo. Eles tem que medir a necessidade de ser penalizados e sair com o carro inteiro ou deixar o carro mais ou menos e ir cuidando para terminar a etapa.
Para os UTVs e motos a regra é um pouco diferente. Nessas categorias, pilotos e navegadores podem entrar no parque fechado após a chegada do primeiro dia e antes da largada no segundo.
Este texto foi escrito por: Isabela Rios/Webventure