Webventure

Saiba escolher a roupa certa para sua aventura


Roupas adequadas são essenciais (foto: Arquivo Webventure)

Alguns recursos do vestuário influem diretamente no rendimento de quem for fazer uma trilha mais demorada, ou em região muito fria: peso, volume, conforto térmico, secagem rápida e a praticidade, seja numa caminhada ou numa corrida de aventura.

Roupa leve, além de oferecer melhor mobilidade e secagem rápida, facilita na hora de carregar a mochila.

Para atividades em temperaturas mais baixas, precisamos de roupas que esquentem. Uma blusa confeccionada com fibras sintéticas, como o fleece, além de ser muito leve, possui uma boa capacidade térmica. Ele retém o calor do corpo deixando passar apenas vapor do suor. Mesmo molhado mantém a temperatura, seca rapidamente, o que o torna prático e funcional nas trilhas.

Os tecidos hoje podem ser: impermeáveis respirável, resistente à água (hidrorepelente), resistente a vento, isolante térmico, antibacteriano, anti-raios ultravioleta, entre outros. Atualmente existe uma infinidade de composições de fibras sintéticas, que proporcionam cada vez mais conforto ao viajante. Saber escolher acaba sendo determinante para o êxito da aventura.

Vestindo-se por camadas – O conceito de se vestir é um pouco diferente do de outros esportes. Abaixo estão relacionadas as três camadas que compõe o vestuário. Cada camada corresponde a uma peça de roupa.

1ª Camada – Absorção
As peças da primeira camada ou segunda pele são responsáveis pela transferência do suor para a superfície externa do tecido. Devido à construção do tecido, o suor é “retirado” da pele e eliminado quando transferido para a superfície externa do tecido sobre processo de vaporização. Isto reflete no conforto e bem estar da pessoa diretamente.

2ª Camada – Isolamento térmico
São estas as peças responsáveis pela retenção do calor. Nosso corpo quando em atividade física libera calor e vapor de suor. As roupas de segunda camada devem reter este calor deixando escapar apenas o vapor de suor.

3ª Camada – Proteção
Além de proteger contra a chuva, barra o vento que é o responsável pela perda de calor. Na verdade a 3ª camada impede que entre o vento gelado.

Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba (arquivo)