Webventure

Saiba mais sobre as canoas havaianas


Competição de canoa havaiana (foto: Divulgação)

A canoa havaiana existe há mais de 3 mil anos e sempre foi usada para conduzir os povos e sua cultura para outras localidades. Originalmente, este tipo de embarcação era propulsionada à vela e remo, o que se permitia navegar durante o dia e à noite.

A adição do casco duplo na estrutura da canoa aumentou seu desempenho em alto mar, tornando o outrigger (outro nome dado à embarcação) um instrumento de importância sócio-cultural inigualável na cultura das Ilhas do Pacífico.

Também conhecida como catamarã havaiano, ela mede 14 metros de comprimento, tem 90 cm de largura e altura, podendo atingir velocidade de 9 nós (17 km/h). Caracteriza-se por ter propulsão mista, o casco duplo sustentado atravéz de dois yakos retos torna a embarcação estável e segura. Já a canoa com casco único ou simples tem seu equilíbrio apoiado a um flutuador lateral denominado “ama”, é interligada a esta por dois yakos curvos também em madeira, com isto, exige maior prática e trabalho em conjunto da equipe pois a instabilidade é maior.

Atualmente, o outrigger se divide em duas categorias distintas: categoria remo e vela e categoria remo. A embarcação usada nas duas modalidades é basicamente a mesma, sendo que na competição à vela, são adicionados um terceiro casco e um mastro, que suporta uma vela triangular muito semelhante à de uma jangada brasileira.

Já na categoria remo, duas classes de outrigger disputam os melhores tempos: a classe MalÌa e a classe Long Boat. A classe MalÌa tem sua origem na embarcação de madeira koa, criada por Takeo-Yamazaki, em 1933. Em 1954, foi construído o primeiro molde em fibra de vidro.

Este texto foi escrito por: Webventure