Marina e Fabrizio da Quasar Lontra em etapa do AR World Series. (foto: Divulgação)
O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura este ano será realizado em Westport, na Nova Zelândia, entre os dias 13 e 19 de novembro. A partir do dia 11 as equipes estarão chegando no local e se apresentando para a organização da Southern Traverse, responsável pela prova.
Ao todo, 69 times brigarão pelo título de melhor equipe do mundo e pela premiação total de NZ $100.000 (cem mil dólares neozelandeses). Para participar os times precisam ter conquistado a vaga a partir de eventos que façam parte do AR World Series (uma espécie de circuito mundial da modalidade) ou represente algum país que nunca tenho participado do Campeonato Mundial, desde que tenha um bom currículo esportivo.
Cada time, formado por quatro integrantes sendo um obrigatoriamente do sexo oposto percorrerá 500 km pela região, praticando as modalidades orientação, trekking, mountain bike, técnicas verticais, caving, rafting e canoagem (oceânica e de águas brancas). Eles terão o tempo máximo de seis dias ininterruptos para completar o desafio.
Para participar também é preciso que todos os atletas apresentem um certificado de canoagem e primeiros-socorros. Cada equipe deverá ter também de duas a três pessoas na equipe de apoio, com carro de suporte.
E além de todos os pré-requisitos ainda têm de desembolsar a quantia de NZ $ 8.500 (oito mil e quinhentos dólares neozelandeses) para a inscrição. O Brasil será representado no Campeonato Mundial de Corrida de Aventura pela equipes Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, Oskalunga Brasil Telecom e Try On Landscape, consideradas algumas das melhores do país na atualidade.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini