Marc Coma leva o segundo título norally Dakar (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Pela primeira vez realizado em terras da América do Sul, o Rally Dakar 2009 coroou os competidores das cinco categorias que disputaram os cerca de 9 mil quilômetros de prova neste sábado. Nos quadris e nos carros, a vitória foi inédita, enquanto nas motos e caminhões, os pilotos garantiram o bicampeonato.
Marc Coma, desde a primeira etapa, manteve a primeira colocação na classificação geral da categoria motos, mas sempre tinha o francês Cyril Despres pressionando. Nos quatorze dias de disputas da competição, o espanhol venceu apenas três etapas. Este foi o segundo título de Coma no Dakar, que venceu a edição de 2006. Há um grande número de pessoas trabalhando nos bastidores e que merecem essa vitória, tanto quanto eu. Agora posso aproveitar o momento, declarou Coma.
Outro bicampeonato conquistado nesta edição da competição foi do trio Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev na categoria caminhões. Após a vitória em 2005, Kabirov encarou muitos desafios na América do Sul: venceu cinco etapas e assumiu a liderança do ranking geral no sexto dia, mas a perdeu na décima segunda etapa e se recuperou. A diferença para o segundo colocado, Vladimir Chagin, foi de apenas 3min39. Hoje não houve problemas. Foi muito rápido, mas um grande percurso, revelou o piloto bicampeão.
Primeira vez – Nos quadriciclos, o checo Josef Machacek conquistou o título do maior rali off-road do mundo pela primeira vez, com uma vantagem de mais de duas horas para Marcos Patronelli, segundo colocado. O piloto venceu quatro etapas e manteve a liderança isolada desde a sétima etapa da competição.
Nos carros, Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz venceu a etapa e levou para a Volkswagen o primeiro título de suas carreiras no Dakar, assim como para a escuderia azul. Com quatro vitórias em especiais, a dupla manteve a primeira colocação no geral no sexto dia e a partir do 12º. Para completar o dia da equipe alemã, Mark Miller e Ralph Pitchford foram os segundos colocados na categoria. “Foi simplesmente incrível. Nunca me senti assim. Eu estava tão nervoso nos últimos quilômetros, mas devo dizer que esta é uma incrível sensação, disse, emocionado, o sul-africano Villiers.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 17, 2009