Vista de cima da região de Paranapiacaba. (foto: Camila Christianini/Webventure)
A região de Paranapiacaba (SP) é o local escolhido pela Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura para realizar a segunda etapa da EMA Series Salomon Mitsubishi neste domingo, dia 20. Os nevoeiros, constantes na região, devem estar presentes durante toda a prova.
Paranapiacaba, em tupi-guarani, significa lugar onde se avista o mar, atração principal da vila local em dias de pouca neblina. Localizada no topo da Serra do Mar, foi construída pelos ingleses como base do sistema de operação de descida e subida dos trens da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, no final do século XIX.
Mas o atrativo principal para os atletas de corrida de aventura é o fato da região ser cercada por Mata Atlântica, e nada menos que o Parque Estadual da Serra do Mar e a Reserva Biológica de Paranapiacaba. Ali se concentram as principais trilhas nas quais os aventureiros vão em busca de um contato maior com a natureza.
Curiosidades – A Reserva Biológica de Paranapiacaba é a mais antiga do Estado de São Paulo. Estabelecida em terras compradas pelo diretor do Museu de Zoologia de São Paulo no início do século passado, e doada para o estado em 1917, a Reserva Biológica de Paranapiacaba abriga remanescentes importantes da Mata Atlântica de Encosta.
Muitas pesquisas, principalmente na área de Botânica, têm sido desenvolvidas nessa reserva. Na década de 80, a vegetação sofreu efeitos severos da poluição vinda de Cubatão, intensamente estudados por pesquisadores. Para quem deseja visitar a reserva é necessário contatar o Instituto de Botânica, responsável por essa área.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini