Foto: Pixabay

Saiba onde visitar e o que fazer neste inverno

Gruta Ubajara é principal atração da cidade (foto: Alex Uchôa)
Gruta Ubajara é principal atração da cidade (foto: Alex Uchôa)

O inverno começou oficialmente às 15h06 desta quinta-feira e aqueles que adoram um friozinho já podem se programar para aproveitar a estação. O país oferece diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura nesta época do ano, desde os roteiros mais conhecidos pelo tempo frio, como Campos de Jordão (SP) e Monte Verde (MG), até localidades no Nordeste, como Ubajara (CE), cujas temperaturas de até 15ºC podem surpreender os visitantes.

Dentre os destinos mais procurados no frio, com hospedagens aconchegantes e restaurantes apetitosos, está o distrito mineiro de Monte Verde, onde é possível passear de quadriciclo ou cavalo, subir o topo mais alto do sul de Minas, o Pico do Selado, de onde o pôr-do-sol é lindo, assim como experimentar a comida típica mineira e as diversas sobremesas do Festival do Morango.

Para os paulistas, o principal point do inverno é Campos de Jordão, que muitos turistas comparam com cidades européias pela arquitetura em estilo alpino e o clima frio. Campos agrada tanto os que apreciam a paz da natureza, como os que preferem o agito noturno.

A cidade oferece opções de atividade para vários tipos de aventureiros, como trilhas de bike e a pé no Parque Estadual de Campos de Jordão, uma visita à Gruta dos Crioulos, além de passeios a cavalo e canoagem no Parque dos Lagos. Os turistas ainda podem praticar vôo livre no Pico Agudo, a 19 quilômetros de Campos, e visitar a Pedra do Baú, ponto de encontro de montanhistas de todo o país, localizada em São Bento do Sapucaí.

Montanhismo – Para os amantes do esporte um ótimo destino no inverno é São Luís do Purunã, onde é possível praticar a modalidade de escalada esportiva. As paredes são divididas em três setores, com diferentes graus. O inverno é a época mais indicada para a escalada no local devido à temperatura e a ausência de mosquitos. Saiba mais informações sobre este e outros destinos para prática de montanhismo.

Quem acredita que o Nordeste seja quente durante todo o ano pode ter uma agradável surpresa neste inverno ao visitar a cidade de Ubajara, localizada na Serra de Ibiapaba, aproximadamente 900 metros acima do nível do mar. Suas temperaturas, ao contrário do sertão, são amenas e variam entre 18ºC e 25ºC durante todo o ano.

Ubajara abriga um Parque Nacional que leva seu nome e abriga diversos patrimônios naturais, como cachoeiras, grutas, além da flora e fauna características da Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica e Subcaducifólia Amazônica. O parque era considerado o menor do país, mas em 2002 teve sua área ampliada, passando de 563 para 6.299 hectares.

Sua principal atração é a Gruta de Ubajara, que tem 420 metros de seus 1.120 m² abertos para visitação. No total são nove salas, repletas de estalactites e estalagmites, que juntamente com a água, tornam o passeio um espetáculo a parte. Para chegar até a gruta, os visitantes podem escolher um passeio de bondinho ou trilhas, que são sinalizadas e devem ser seguidas na companhia de guias do Ibama.

O mês de julho é alta estação para a visitação das cachoeiras do Parna Ubajara, já que a época chuvosa, chamada pelos moradores de inverno, terminou em abril e por isso os rios estão cheios. (Segundo moradores da região, as estações são invertidas. Para eles, o verão é entre os meses de maio e dezembro, época da seca). Dentre as principais cachoeiras, estão a Gameleira, de 53 metros, e a Cafundó, de 75 metros, além das Cachoeiras do Gavião e do Balneário do Boi Morto.

Normalmente, as cachoeiras estão abertas para banho, mas devido a um deslizamento durante a época de chuvas, a atividade está restrita. No entanto, é possível visualizar todo o circuito das cachoeiras do Mirante da Gameleira. Para obter mais informações sobre o Parque entre em contato com o telefone (88) 3634-1388.

Pernambuco – A cidade de Garanhus, no Planalto da Borborema, em Pernambuco, também tem temperaturas atípicas, que no inverno chegam facilmente aos 13ºC. E é justamente no inverno que o volume de turistas se intensifica na cidade, o que se deve principalmente ao Festival de Inverno. O evento engloba espetáculos, shows, exposições e oficinas.

Além do FIG, Garanhuns também oferece cachoeiras, trilhas, além de ser ponto de encontro de encontro de praticantes de off-road. A Cachoeira de Inhumas é uma das principais belezas naturais. Ela tem três quedas, que chegam a 15 metros, e uma piscina natural na parte superior.

Outra localidade que mobiliza todo o Nordeste nos meses de julho e agosto é a Serra do Martins, no Rio Grande do Norte, onde acontece o Festival de Inverno e Gastronômico. A programação é diversificada e vai de festival de fondue a corrida de aventura. Na edição de 2007 a Expedição Carcará aconteceu entre os dias 07 e 09/06 e teve como vencedora a equipe local SOS Tabatinga. Foram no total 312 quilômetros de prova para os mais experientes e 62 quilômetros para os iniciantes, com direito a trechos de trekking, mtb, travessia a nado, caverna rapel, ascenção, canoagem e orientação.

Apesar do Brasil ser um país tropical, com temperaturas amenas durante praticamente todo o ano, é necessário que os atletas tenham alguns cuidados nos dias mais frios. As dicas vão desde equipamentos e acessórios até alimentação e hidratação.

O principal problema que pode ser encontrado devido ao frio é a hipotermia, caracterizada pela queda da temperatura central do corpo para abaixo de 35ºC. A hipotermia pode acontecer devido à imersão em água gelada, contato com a neve ou a exposição a temperaturas baixas, sendo que o vento e a umidade podem agravar muito a situação. Seus sintomas são tremores, arrepios, diminuição da consciência e até a morte.

Uma das principais dicas para enfrentar temperaturas mais baixas e evitar a hipotermia é que “o atleta conheça a topografia e clima do local de sua performance”, alerta Dr. Clemar Corrêa, médico especialista em resgate e medicina esportiva. É preciso estar bem preparado para o calor, frio, chuva e sol quando se pratica esporte de aventura.

Como evitar – Para o frio com chuva e vento, os anoraks e windbrakers, por exemplo, são muito importantes, além das luvas, gorros, meias e botas. Carregar um kit de primeiros socorros é primordial, assim como barracas e tendas. Os atletas também sempre precisam se lembrar de trocar roupas molhadas por secas, exercitar-se quando a hipotermia ainda é leve, se alimentar e hidratar. Saiba mais sobre o que é hipotermia, as formas de prevenção e tratamento.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim

Last modified: junho 21, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure