A edição 2016 do Rally Dakar vai largar de Buenos Aires (ARG) no dia dois de janeiro e seguirá por várias cidades argentinas e pela Bolívia até o dia 16, quando serão conhecidos os campeões. O Brasil será representado por oito competidores nas categorias carro, moto e quadriciclo.
Nos carros Guiga Spinelli e Youssef Haddad vão acelerar mais uma vez pela equipe Mitsubishi Petrobras junto com João Antônio Franciosi e Gustavo Gugelmin, além de Leandro Torres e Lourival Roldan na equipe Polaris Xtremeplus/Polaris Racing International. Nas motos Jean Azevedo será o único representante verde e amarelo, mesma condição de Marcelo Medeiros nos quadriciclos.
O percurso conta com mais de nove mil quilômetros, sendo 4.500 de trechos cronometrados e se destaca pela criatividade, segundo Etiene Lavigne, diretor-geral da competição e Marc Coma, novo diretor de prova. Os desafios incluem a etapa maratona no dia sete de janeiro, ocasião em que os competidores não contarão com apoio mecânico das equipes, além da passagem pela Bolívia em altitudes elevadas e baixas temperaturas.
Na etapa entre Belén e La Rioja, dez motos, dez carros e cinco caminhões, escolhidos de acordo com os resultados do dia anterior, participarão de uma superespecial que testará as habilidades dos navegadores. O pentacampeão da competição, Marc Coma, aproveitou toda sua experiência para projetar as planilhas, o que significa que os competidores terão desafios do começo ao fim.
Nas motos pilotos como Paulo Gonçalves, Toby Price, Helder Rodrigues, Ruben Faria, David Casteau, Oliver Pain e Jordi Viladoms devem brigar pelo título, além de Joan Barreda e Pablo Quintanilla. Nos quads, Rafal Sonik tentará o bicampeonato contra os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli, que juntos conquistaram quatro dos sete títulos do Dakar na América do Sul.
Entre os carros, o Príncipe do Deserto Nasser Al Attiyah, tentará manter a supremacia dos Mini para garantir seu terceiro título, mas terá adversários fortes na equipe como Nani Roma, Orlando Terranova e Mikko Hirvonen. Giniel De Villiers e Yazeed Alrajhi, pela Toyota, correm em paralelo na briga pelo caneco dourado, além do time de estrelas da Peugeot com Sthéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Cyril Despres e o reforço do nove vezes campeão mundial de rali, Sébastian Loeb.
Nos caminhões, os russos da Kamaz só não levaram um título da categoria desde que a competição passou a ser realizada na América do Sul. Vencedor em 2012, o holandês Gerard De Rooy (Iveco) chega com tudo para desbancar os rivais, tendo como aliado o checo Ales Loprais.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 19, 2015