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Saiba tudo sobre o Rally dos Sertões 2009

Redação Webventure/ Offroad

André Azevedo parte para sua 13ª edição do Sertões (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
André Azevedo parte para sua 13ª edição do Sertões (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

A maior competição cross-country da América Latina começa nesta terça-feira, dia 23, em Goiânia. Ao todo, serão 5.056 quilômetros de percurso que cortarão sete Estados brasileiros (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), onze cidades-dormitório e 2.605 quilômetros de trechos cronometrados na competição. Desde 2001 a prova não passava do cinco mil quilômetros.

Nesta terça-feira, pilotos e navegadores iniciam seu primeiro contato com a prova, durante o Super Prime, realizado no Shopping Flamboyant, com uma pista de cerca de 1,5 quilômetro, na qual os competidores largam de dois em dois. Além da exibição para o público, os competidores passarão pela tomada de tempo que definirá o grid para a largada do primeiro dia de competição, com destino a Santa Helena (GO).

A prova, com dez dias de duração, terá uma porcentagem de especiais menor que 2008, totalizando 51% da prova. “Não é porque os percursos cronometrados diminuíram que a prova será mais tranqüila. Estou contente com o nível técnico e com os desafios que preparamos. É um autêntico off-road”, declarou Marcos de Moraes, presidente da Dunas Race e organizador da prova.

Detalhes – O percurso, durante os oito primeiros dias de prova, exigirá não só dos pilotos, que andarão em terrenos diferenciados, como dos navegadores. No primeiro dia de prova, oscompetidores farão um trecho da prova em um ‘labirinto’. “Os pilotos terão uma navegação em um canavial que pode ser fundamental e acontece por volta do quilômetro 170”, revelou Moraes.

Apontado pela organização e pelos pilotos, de acordo com o briefing, o quarto dia será desafiador: trechos de serra com terreno batido, o que acumulará desgastes para os veículos; erosões que podem acabar com a prova de qualquer competidor desatencioso e trechos de trial, totalizando 762quilômetros somente neste dia.

Outra parte da prova será o sétimo dia, no qual acontece uma etapa maratona em terreno arenoso. A prova sai de Barra (BA) com destino a Petrolina (PE). Clique aqui e confira os destaques da organização para o percurso.

Carros

Este ano, a disputa volta a ser internacional, com a presença de pilotos de onze países distintos, dentre eles, os representantes Carlos Sainz (Espanha) e Nasser Al-Attiyah (Qatar), da equipe Volkswagen. O time conta também com o brasileiro Maurício Neves, que pela primeira vez andará a bordo de um Touareg.

“Minha cobrança é fazer um pódio. Tenho que tentar andar melhor com esse carro do que eu andava com os meus; lógico que tenho um período de adaptação, mas me cobro pelo menos um terceiro lugar. Imagino melhor, pois conheço o local e sei que vou me adaptar rapidamente ao carro. Espero fazer uma bela prova”, revelou Maurício ao Webventure.

Os brasileiros não querem deixar a disputa fácil para os pilotos da escuderia alemã, e se prepararam durante meses para a competição. Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller estrearam um veículo novo na temporada e apostam na confiança que adquiriram ao longo do tempo. “Por incrível que pareça, eu tenho o domínio sobre o Mitsubishi Evolution, que é maravilhoso. Ele passa por uma evolução até hoje e estamos indo para o Sertões com um carro muito confiável e que tem uma performance ótima. Estou otimista em busca de bons resultados”, contou Ximenes.

Mesmo dentro das limitações, Jean Azevedo e Youssef Haddad, que estrearam juntos no Sertões do ano passada no categoria carros, não querem deixar os Touaregs andarem muito a frente. “Vamos tentar buscar uma prova forte, mas é importante estar próximo dos Touaregs. Qualquer coisa inesperada que aconteça é bom estar por perto para tentar beliscar algo”, contou Youssef.

E para não se distanciar, Felipe Bibas, experiente na categoria, revela um segredo: manter o ritmo. “No primeiro dia não adianta sair a toda e querer ganhar, é preciso superar etapa a etapa. Mas o grande macete é achar o ritmo, descobri-lo durante a prova e andar em um ritmo bom e sem prejudicar o equipamento. É o ponto mais complicado durante o Sertões”.

Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, os melhores brasileiros na prova no ano de 2008, esperam repetir o feito e levar o título da categoria Super Production. “As disputas serão fortes, principalmente para os brasileiros. As três primeiras etapas valem para o Campeonato Brasileiro, o que é um adicional de adrenalina e muda um pouco o ritmo por conta das disputas”, relembrou Marcão, o navegador.

Força feminina – Entre as pilotos, Helena Deyama, Joseane Koerich, Ana Carolina Braga, Doris Von Hees e Roberlena Moraes encaram o desafio de pilotar/ navegar durante os dez dia de prova. Experientes no cross-country, já passaram por dificuldades durante as competições. “No inicio eu sofria mais, ele (Willie Von Hees, seu marido e piloto da dupla) ficava nervoso, e eu chorava. Hoje não faço mais isso, aprendi a separar as coisas. Lá eu sou apenas a navegadora dele e não a esposa. Também procurei estudar e me aperfeiçoar na navegação”, contou Doris.

A disputa nacional será forte, sem a presença de Cyril Despres e Marc Coma na competição de motos do Sertões. Muitos pilotos vão brigar pelo título na classificação geral da competição, entre eles Juca Bala, Rodolpho Mattheis e Zé Hélio, que busca o pentacampeonato e Denísio do Nascimento, líder da competição nacional.

Hélio sofreu um acidente durante o RN 1500, mas garante que está pronto para a largada desta terça. “A lesão já está bem melhor, estou treinando forte para competir bem preparado. O restante da preparação está bastante adiantada. A equipe também está toda estruturada”.

Denísio estréia no Sertões com uma cobrança de ficar entre os melhores por conta da sua posição no Campeonato Brasileiro e garante que sabe lidar com a pressão. “Com as minhas vitórias, acabo sofrendo muitas cobranças para brigar pela vitória. Mas não é com esse objetivo que estou indo para o Sertões. Na verdade quero conhecer aprova, entender como ela funciona para poder, ano que vem, talvez, retornar com mais força e lutar pela vitória. Quero terminar a competição chegar a Natal sem nenhum acidente e nem quebra”, revelou.

Uma estréia na competição na categoria fica com Clécio Masetrelli. O ex-navegador de Maurício Neves se adapta a nova “função” que adotou para a 17ª edição da prova. “Estou feliz por andar de moto novamente, andava quando era garoto e agora tive oportunidade de voltar aos ralis. Sinto-me bem, acho que é preciso ir com calma para aproveitar bem, completar a prova”, declarou.

Entre os quadris, com poucas inscrições para a edição, o destaque fica para Cristiano Sousa.

Os peso-pesados do Rally dos Sertões também garantem emoção para os competidores e para o público que acompanha a prova. Divididos em categorias de acordo com o peso dos veículos, os pilotos e navegadores terão bastante dificuldade no percurso da prova de 2009.

“Fiquei preocupado com a altura das árvores, pois os caminhões sofrem mais em comparação aos outros veículos. Vamos ver se a organização pode fazer algo para nos ajudar, já que as motos também passarão por dificuldades”, revelou o experiente André Azevedo.

Pilotos com grande experiência, assim como Azevedo, duelam na competição, entre eles Amable Barrasa e Guido Salvini.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: junho 22, 2009

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