Foto: Pixabay

Saiba um pouco mais dos 565km da Brasil Ride

Redação Webventure/ Biking

Atletas serão exigidos durante todos os dias (foto: Divulgação/ Alirio de Castro)
Atletas serão exigidos durante todos os dias (foto: Divulgação/ Alirio de Castro)

Direto de Mucugê (BA) – A ultramaratona de mountain bike Claro Brasil Ride terá seis dias de duração e seis etapas para os cerca de 300 atletas inscritos. Além da quilometragem, os atletas vão encarar altimetrias variadas, passando também pela cidade mais alta da Bahia, Piatã, logo no segundo e mais longo dia de disputas.

No domingo, dia 14, a largada acontece às 12h (horário local, 13h, horário de Brasília) e será a etapa contra-relógio, com apenas 13 quilômetros. O prólogo definirá a posição de largada da etapa seguinte e consiste na largada dos competidores de 30 em 30 segundos, em torno da cidade de Mucugê. Apenas um aquecimento para a segunda etapa, que promete ‘selecionar’ os participantes.

Com 140 quilômetros, o segundo dia de prova liga Mucugê a Rio de Contas e é considerado um dos mais desafiadores da prova. No início, são 50 quilômetros percorridos em asfalto e terra batida; logo após por volta do quilômetro 70, a chegada na cidade de Piatã e então, descidas e single tracks. A mata fechada e as dificuldades retornam entre os km 90 e 120, com passagens por Ouro Verde, Michelana, Poço de Melado e Arapiranga. Para finalizar o dia, 10 km de subida até Rio de Contas.

Descanso? – O terceiro dia de prova acontece em torno de Rio de Contas e nada de descanso para os competidores: 85 km de pedalada entre pedras, areia, travessia de riachos e uma bela paisagem do Pico do Barbado, com 2.033 metros. A quarta etapa conta com 95 quilômetros de percurso, entre as cidades de Rio das Contas e Livramento de Nossa Senhora e exigirá muito dos competidores, tanto na parte física como na técnica. A partir do km 55, os atletas enfrentam a altimetria mais baixa, beirando 500m e ara chegar novamente a Rio de Contas, pela estrada asfaltada.

O penúltimo dia de prova retorna a Mucugê, com largada em Rio de Contas, totalizando 135 quilômetros. A dificuldade dessa etapa pode ser o forte calor, principalmente na cidade de Jussiape, onde predomina o clima semi-árido. Logo no início, uma descida de 15 quilômetros já coloca os bikers em alerta e, a partir do quilômetro 80, o trecho exigirá dos atletas muita técnica.

A sexta e última etapa da Claro Brasil Ride contará com 57 quilômetrs a mais que o previsto, totalizando 107. A prova será realizada nas redondezas de Mucugê e, apesar de ser o último dia, exigirá esforço dos atletas, que será recompensado com belos visuais, principalmente da região da lage de pedra esculpida por garimpeiros na época do ouro.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: novembro 14, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure