Farol de Itapoan (foto: José Carlos de Almeida)
Após 4.776 quilômetros e nove dias de pura adrenalina, emoção, além de muita poeira, os competidores finalmente cruzarão a linha de chegada nesta sexta-feira, na bela cidade de Salvador. Com certeza não faltarão motivos para comemorar na chamada terra da alegria!
Capital baiana, Salvador é uma das cidades mais visitadas do país. São milhares de turistas a cada ano, interessados em aproveitar o calor nordestino, a descontração baiana e a rica cultura soteropolitana. Marcada por construções do período colonial, a cidade apresenta igrejas, fortes, palácios e cerca de 350 casarões do Pelourinho, além de belíssimas praias. Com ruas estreitas e ladeiras íngremes, Salvador é dividida em Cidade Baixa e Alta. Elas são ligadas na região central pelo Elevador Lacerda.
A capital baiana tem no total 2.714.018 habitantes distribuídos em seus 707 km². Seu clima é quente e úmido sem estação seca, característico do litoral. A temperatura média anual é de 25,3º C e o índice pluviométrico de 1.500mm.
Já sua vegetação é bastante variada, e vai desde as existentes em praia às das dunas. Todas sofrem contínua ação dos ventos marinhos, carregados de sal. Esta combinação, associada à água do mar e às areias, confere à vegetação litorânea um aspecto particular. O capim-da-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira, a grama-da-praia e o capim-paraturá estão entre as espécies vegetais encontradas em Salvador.
Turismo – A cidade é repleta de belezas naturais, local propício para a prática de esportes de aventura. Entre as modalidades praticadas no local, estão: bungee jump, canoagem, ciclismo, escalada em rocha, mergulho, rapel, vela, entre outros. Para quem gosta de areia e mar, a cidade também é um paraíso. São mais de 50 quilômetros de praias distribuídas pela cidade. Dentre as principais, estão a da Boa Viagem, da Gamboa, Ondina, Pituba, entre outras.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 17, 2007