Erro afetou peças importantes do caminhão (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)
O que parece impossível para qualquer pessoa, o experiente Guido Salvini Netto conseguiu tirar de letra: guiar um caminhão de mais de dez toneladas sem os freios. E este não foi apenas o problema que o piloto encontrou na especial do primeiro dia de Rally dos Sertões.
Com problemas na navegação, o piloto, ao lado de Weidner Moreira e Ulysses Marinzeck fizeram o quarto melhor tempo do dia, com 4h03min18; mas encontraram problemas até Santa Helena (GO). Um erro de navegação comprometeu bastante. As referências seguintes bateram e acreditamos que fosse um erro de planilha. Acabamos andando 3,5 quilômetros errados, contou Netto.
Tentando corrigir o erro, o competidor acelerou o que podia e comprometeu uma estrutura importante do veículo: os freios. Apertei um pouco o pé para recuperar essa diferença e abusei dos freios. As lonas de freio dianteiras travaram e só funcionaram os freios da traseira, relembrou.
Não cansados de problemas, o desgaste dos freios comprometeu os dois amortecedores da cabine. Os três competidores pararam e tiveram que arrumar o estrago.
No final havia retas de 150 km/h e eu ia nessa velocidade, mesmo sabendo que estava sem freio. Em vez de frear para fazer as curvas com 300 metros, tive que frear com 500 metros de distância, e isso prejudicou.
Segunda etapa – Apesar dos problemas, que aparentam ser graves, a equipe de apoio passará a noite preparando o caminhão para esta quinta-feira. São problemas simples, já estamos trocando tudo o que precisa para seguir na prova. Vou dar um puxão de orelha no navegador, ele vai dormir com a planilha embaixo do travesseiro para entrar todos os detalhes na cabeça, brincou.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure*
Last modified: junho 24, 2009