Webventure

Santa Catarina ganha Circuito de Cicloturismo


Curcuito passa pelo Vale Europeu em estradas de terra (foto: Divulgação)

O Estado de Santa Catarina terá a partir do feriado de Finados o primeiro roteiro do Brasil a ser totalmente planejado para o cicloturismo. Graças a um acordo entre a prefeitura da cidade de Timbó e mais sete municípios vizinhos, foi criado o Circuito Vale Europeu, com um percurso especialmente projetado sob o ponto de vista de quem anda de bicicleta.

O lançamento oficial do Circuito Vale Europeu ocorrerá durante o quinto Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, marcado para acontecer entre os dias 2 e 5 de novembro, em Timbó. O evento deverá reunir mais de 100 ciclistas de todas as regiões do Brasil, e contará com pequenos passeios diários de bike, além de palestras técnicas sobre como preparar o equipamento e o corpo para uma viagem.

O roteiro do circuito tem 300 quilômetros, com início e término em Timbó (está a 30 quilômetros de Blumenau e Pomerode). Mas a melhor notícia vem agora: o traçado é quase todo feito por estradinhas de terra bonitas e tranquilas, fugindo sempre do asfalto.

O circuito pode ser dividido em duas partes: alta e baixa. A baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó a Rodeio. Já na alta, há uma subida de serra em direção às represas a cerca de 700 metros do nível do mar. Em comum elas apresentam muita natureza, permitindo ao cicloturista belíssimas vistas. As distâncias diárias têm em torno de 50 quilômetros.

Carimbado – Os idealizadores do Circuito Vale Europeu querem que os cicloturistas, antes de iniciarem o percurso, recebam um livreto guia e uma credencial, como acontece em roteiros tradicionais como Santiago de Compostela. Esses objetos acompanhariam o participante durante todo o roteiro, para que, ao cruzar cada cidade, receba um carimbo. Fazem parte do circuito Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Dr. Pedrinho, Alto Cedro e Palmeiras, até o retorno a Timbó.

Este texto foi escrito por: Webventure