Santinha é bicampeão mundial de J/24 (foto: Marcio Rodrigues/ fotocom.net)
Maurício Santa Cruz, bicampeão mundial e medalhista de ouro no Pan do Rio na classe J/24, e Pedro Tinoco, campeão pan-americano de Snipe, se uniram para uma nova empreitada em 2008, conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Pequim, desta vez na classe 470. A dupla terá uma única chance: o Mundial, que acontecerá em janeiro na Austrália.
Desde agosto os dois tem treinado bastante a parte física, já que o barco exige muito preparo, além de dedicar boa parte do tempo a se habituar ao barco. O momento agora é de unirmos nossas experiências e colocarmos o barco para andar. Não vamos nem testar material neste momento, o importante é treinar bastante até conseguir essa vaga, disse Santa Cruz, que já velejou com Pedro Tinoco nas classes Snipe e J/24.
O Mundial será a única chance da dupla tanto de conquistar a vaga para o Brasil serão apenas quatro em jogo -, como se garantir como tripulação olímpica. Até lá, eles disputarão o Estadual de 470, no Rio de Janeiro. O vencedor receberá apoio total da Federação Brasileira para disputar o Mundial, já o segundo contará com um barco extra para treinos.
Para ajudar na preparação, Santinha e Tinoco também farão uma clínica com Alexandre Paradeda, que já participou de duas Olimpíadas e foi campeão brasileiro de 470.
Este texto foi escrito por: Webventure