Webventure

Santana do Araguaia, a transição do cerrado para a floresta

A construção de uma grande fazenda perto do rio Araguaia deu origem ao povoado de Campo Alegre. Os trabalhadores que cuidavam de limpar a área e construir a sede ganharam lotes de terra da fazenda. A população começou a crescer e o povoado virou município, teve eleições e o primeiro prefeito mudou o nome para Santana do Araguaia.

O município tem apenas 18 anos de existência, quase 40 mil habitantes e uma área de 11.591 quilômetros quadrados. Faz divisa com os estados do Mato Grosso e Tocantins, e marca a transição da vegetação do cerrado para o início da Floresta Amazônica. A cidade tem como principais pontos turísticos as praias na margem do rio Araguaia, que atraem turistas de vários pontos do país.

A prefeitura move a maioria das secretarias para os povoados na margem do rio e todas as atenções são voltadas ao turismo na região. Até o dia 31 de julho, acontece o chamado “verão”, um período de shows e outras atrações nessas praias, que oferecem também bares e restaurantes de comida típica para os turistas.

A importância do rio é tão grande para a cidade que está sendo construído um porto fluvial para abrigar as embarcações. Festas religiosas são um outro atrativo turístico. De 1 a 3 de agosto acontece a festividade de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro da cidade. Esses três dias são os preferidos da população para batizados e casamentos.

Este texto foi escrito por: Webventure