Vista das paredes do Setor 3 (foto: Filippo Croso)
Cidade mais próxima: Campo Largo
Tipo de pedra: Arenito
Primeiras ascensões: 1999
Áreas de escalada:
As paredes do Setor 3 compreendem várias áreas: Velhos Amigos, Risco Total, Lacas Podres, Mamilos, Bica, Ilha de Pedra, Atacado, Diedro de Isys, Coliformes, Deu Tonteira, Platão, Vícios, Black Storm.
Acesso:
Propriedades particulares, com acesso autorizado. É possível acampar na base das vias na área Diedro de Isys.
Estilo predominante:
Escalada com equipamento móvel, vias exigentes, estilo esportivo e tradicional.
Número de vias (aproximado): 112
Divisão por grau das vias (aproximado):
Até V grau 8
Vsup à VIIc 70
VIIIa para cima 17
Artificial – 17
Comentários:
É sempre bom lembrar de não fazer muito barulho nestes ecossistemas delicados, bem como respeitar as cercas, pois senão os fazendeiros podem fechar o acesso, que passa por suas terras. Não fazer fogueiras é sempre uma boa opção, pois tanto o campo quanto a base das vias são bem inflamáveis.
Como chegar:
Pela BR 277, logo após subir a Serra de São Luís do Purunã, estacione ao lado do Posto de Pedágio. A trilha inicia neste lado da pista, à direita. Deste ponto são aproximadamente 45 minutos de caminhada. Siga reto em direção a uma torre de alta tensão ao fundo, ao lado direito de um capão de mato. A trilha segue até o topo da escarpa, e ao longo desta, existem três acessos que descem até a base das vias. Seguindo a trilha até o final, chega-se ao acesso 3, porém o mais utilizado, onde foram instalados degraus de ferro, é o acesso 2. Antes da trilha acabar (acesso 3), pegue a saída para a direita e a primeira saída à esquerda, e chegará ao acesso 2. Cuidado ao caminhar perto da borda.
Guia de escalada local:
Um excelente trabalho realizado pelo Marcos França, com informações e croquis detalhados do Setor 3, está publicado no site da Conquista Montanhismo. Link direto:
http://conquistamontanhismo.com.br/aventure_se/montanhas.php?id_not=81
Recomenda-se acessar este Guia na internet, pois o Setor 3 é muito extenso e o acesso não é simples.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 17, 2007