Janine (à esquerda) é uma das favoristas para o título (foto: Theo Ribeiro)
Neste fim de semana o Parque da Juventude (SP) recebe a final do campeonato paulista de escalada esportiva, na modalidade Boulder. A prova acontece no sábado (28), a partir das 10 horas, para as categorias Infantil, Juvenil e Intermediário. À tarde, a partir das 14 horas, será a competição da categoria Master.
Vai ser uma disputa acirradíssima, pois os atletas estão muito fortes e preparados. Além disso, eles estão na pilha por causa do Open que foi agora, afirma Ricardo Leizer, presidente da Associação Paulista de Escalada Esportiva (APEE).
Pela manhã, a competição será no formato Festival, com mais de 20 vias onde os atletas devem somar o maior número possível de pontos. Este ano, decidimos proporcionar uma oportunidade aos mais jovens e inexperientes, criando as categorias infantil e juvenil, com uma ótima aceitação por parte dos atletas, afirma Leizer.
À tarde, na Master, a competição é no formato de rodadas, em que todos atletas passam por quatro problemas muito mais difíceis, pontuando pelo sucesso em conseguir vencer o problema.
A estrutura é a mesma da utilizada no último fim de semana (15) em que foi realizado o Open de Boulder: uma área coberta de 450 metros quadrados com dois cogumelos onde as vias são montadas. Os route setters já sabem o nível dos atletas por causa do Open e vão preparar vias bem atléticas e exigentes, explica Leizer
Finais – Durante o ano, academias de escalada de São Paulo selecionaram atletas para participar da final do próximo fim de semana. Segundo Leizer, a APEE não interferiu em nada e deixou que cada academia utilizasse seus critérios de escolha.
No final de setembro foi realizada a final da modalidade Dificuldade, na Casa de Pedra, em São Paulo, que contou pontos para as academias. Na final deste sábado, além das premiações individuais, será premiada a melhor equipe, ou seja, a academia que mais conseguiu pontos na final de Dificuldade e na final de Boulder. A fase II são as finais e são organizadas pela APEE, completa Leizer.
Os grandes destaques e favoritos ao título paulista são André Berezoski Neto (o Belezinha) e Janine Cardoso. Além de serem referência para os outros atletas, os escaladores têm conquistado excelentes resultados durante o ano.
Outros destaques são César Augusto Grosso e a Carla Reis, que venceram o II SP Open de Boulder 2006. Felipe Camargo, de apenas 15 anos, tem se destacado na Master e encara os mais velhos sem medo.
Caio Pandori Sanfelice (Juvenil masculino), vem treinando muito para vencer Pedro Campos, que está na sua cola. Tem também o Rafael Takahace Rodriques, que com a pequena estatura coleciona grandes resultados.
O Boulder – Boulder originalmente significa matacão, ou bloco de pedra. Na modalidade, os escaladores não precisam levar corda, cadeirinha, mosquetões etc. Somente sua sapatilha e um saquinho de magnésio para secar as mãos.
O que mais aproxima os adeptos ao esporte é a exigência de uma técnica muito apurada e uma força extremamente concentrada para conseguir vencer os problemas que os route setters montam.
Serviço
Local: Parque da Juventude (Av. Zachi Narchi, 1300 – São Paulo – SP)
Dia: Sábado, 28 de outubro
Para chegar: http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoes/parque_da_juventude.htm
Horários: Festival – 10h (Infantil 14, Juvenil 15-17, Intermediário 18); Rodadas – 14h (Master)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 26, 2006