Webventure

Sapatilhas para MTB utilizam tecnologia para melhor adaptação


Forno de aquecimento da sapatilha (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)

Aquecimento e retirada de pressão a vácuo, um processo simples que pode ajudar na performance de um atleta de mountain bike durante uma prova. A Shimano desenvolveu o sistema Custom Fit, empregado em parte da linha de sapatilhas da marca. Todo o processo é realizado com equipamentos simples.

Algumas partes da sapatilha são feitas de fibra de carbono, um material termo-moldável que se ajustam ao pé do ciclista. Os ajustes são ideais para atletas que não tem um período de adaptação com o equipamento antes de uma competição importante. A Shimano deverá disponibilizar o equipamento a partir de 2011 em lojas especializadas.

O processo consiste, primeiramente, em moldar a palmilha: deixar o forno, próprio para o processo pré-aquecido por 15 minutos e colocar a palmilha dentro por mais um minuto. Após o processo, o biker tem 30 segundos para recolocar o aparato na sapatilha e permanecer calçado por 5 minutos, até resfriar e pegar a forma do pé. O mesmo processo se repete com a sapatilha sem a palmilha com as fivelas abertas. No forno por cerca de 3 minutos, o atleta coloca novamente o calçado e permanece em pé, por mais 5 minutos, distribuindo o peso do corpo igualmente no pé e ajustando firmemente todas as fivelas.

Parte final – Após todo o processo de colocar a sapatilha no forno, é preciso colocar um tubo sob a trava do meio do calçado e vestir os pés em uma sacola, vedada com um velcro especial da Shimano. O tubo tira o ar de dentro do saco (vácuo) por cerca de 1min30. O processo permite que o pé fique moldado à sapatilha, sem a necessidade de utilizá-la inúmeras vezes para amaciar.

Veja mais – Confira as novidades em mountain bike e acessórios para 2011.

Este texto foi escrito por: Webventure