Foto: Pixabay

Sargento, mesmo sendo gaúcho, sagra-se campeão catarinense de parapente

Redação Webventure/ Voo Livre

Sargento é o primeiro de fora do Estado a conseguir o título. (foto: Divulgação)
Sargento é o primeiro de fora do Estado a conseguir o título. (foto: Divulgação)

O bicampeão gaúcho de parapente, Alfio Jr Sargento, conquistou entre os dias 11 e 15 de novembro o título de campeão catarinense em Tangará, no oeste de Santa Catarina.

Esta é a primeira vez que um piloto de fora do Estado leva o troféu. Sargento é filiado ao Clube de Jaraguá do Sul e pode participar do campeonato, pontuando no ranking.

“Cheguei na etapa com 500 pontos de diferença para o líder, em quarto lugar. Na última prova, nossa diferença era de apenas 200 pontos. Com certeza lutei muito para conquistar este título e estou muito orgulhoso com isso”, declara o atleta, que também conquistou a quinta colocação no Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente, que aconteceu juntamente com o Catarinense.

A prova – Para o piloto, a etapa de Tangará foi decisiva, já que era a grande final dos dois campeonatos Catarinense e Sul-Brasileiro. O primeiro dia de prova foi de céu claro e com goal em Barracão, a 67,5 quilômetros de distância. Sargento foi o primeiro piloto a cruzar a linha de chegada, após 2h43min de vôo, garantindo mil pontos.

O domingo amanheceu com sol forte, anunciando fortes termais. O goal foi a 47,9 quilômetros, em direção a cidade de Campos Novos, sendo que o piloto gaúcho foi o sexto a completar o percurso. Na segunda-feira, último dia da competição, a presença de chuva na região deixava no ar a tensão dos pilotos, junto com a possibilidade de cancelamento da prova.

Entretanto, como a previsão do tempo do Aeroporto de Videiras garantia que a chuva chegaria apenas no final do dia, os pilotos decolaram para um trajeto de 53,5 quilômetros. Sargento garantiu o título de campeão catarinense e a quinta colocação no sul-brasileiro chegando na nona posição, somando 752 pontos.

“Com certeza as três provas foram muito duras. A condição climática estava extrema, com fortes termais, deixando o vôo bem turbulento. O tempo inteiro tínhamos que ficar cuidando para a vela não fechar. Graças a Deus não registramos nenhum acidente e o Clube de Tangará realizou um excelente evento, com mais de 100 pilotos presente”, comemora. Sem tempo para descansar, no próximo fim de semana Sargento participa da penúltima etapa do Campeonato Gaúcho, nos dias 19 e 20, em Encantado, em busca do terceiro título de campeão do Estado. A grande final acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, em Sapiranga (RS).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 17, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure