Jim Donini já foi presidente do Clube Alpino Americano (foto: Divulgação)
O escalador norte-americano Jim Donini, de 69 anos, confirmou sua vinda para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que vai rolar no Rio de Janeiro de 23 de abril a 1ª de maio de 2012.
Jim nasceu na Filadélfia, no leste dos Estados Unidos, e começou a escalar em 1966, nas montanhas da cadeia Tetons. Em 1970 se mudou para o Yosemite, onde conquistou diversas vias, incluindo a Overhang Overpass, em 1974, o primeiro 8º grau dos EUA.
Ao longo das décadas seguintes, Jim se destacou por diversas conquistas e repetições de vias alpinas na Patagônia, Alasca, Himalaia, Karakoram (conrdilheira entre Paquistão, China e Índia), Peru, Venezuela e Antártica.
Ele ainda trabalhou como guia profissional e foi presidente do Clube Alpino Americano, entidade que deu lhe concedeu o prestigiado prêmio Underhill, dado aos que realizam feitos incríveis na montanha.
Na SBM, Jim vai falar sobre seus 40 anos de vida nas montanhas, destacando as parcerias que tornaram isso possível. À organização da Semana ele disse que está motivado em compartilhar toda sua experiência com os brasileiros.
A participação de um grande atleta como Jim Donini traz uma nova dimensão para esse evento, diz Delson de Queiroz, presidente da Femerj e membro da comissão de organização da SBM. Além do seu imenso destaque em escaladas pelo mundo, ele compartilhará conosco sua experiência na organização do esporte, nos ajudando a construir o futuro do montanhismo brasileiro.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: março 19, 2012