Bruno não revela detalhes sobre a peça do veleiro (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – A dupla brasileira Robert Scheidt e Bruno Prada promete surpreender a concorrência para o ouro olímpico com uma nova peça para o veleiro da classe Star. Os velejadores não revelam detalhes do equipamento, mas segundo o proeiro Bruno Prada, esse será o diferencial do país nas Olimpíadas.
Temos um equipamento novo que só vamos usar na Olimpíada. É um segredo que nós temos e não abrimos para ninguém, está guardado a sete chaves. Só vamos mostrar lá, é uma peça nova, que faz muita diferença no vento largo e acho que vai nos ajudar bastante nos Jogos, diz Bruno Prada, em visita ao Yacht Club de Ilhabela durante a Semana de Vela, neste domingo.
Em fase final de preparação, o proeiro acompanha diariamente o clima e condições de vento em Qingdao, local das competições de vela. As notícias recentes sobre falta de vento e as algas na água chinesa não preocupam o brasileiro. É preciso comparar agosto com agosto. E não o treinamento que o pessoal está fazendo agora. A água agora está muito fria, por isso traz a neblina pelo choque térmico e também as algas. Nós fomos testar a raia em agosto do ano passado, não havia alga nenhuma, nem neblina, mas o vento era fraco, comentou o brasileiro. Acompanho um site em que é possível comparar as condições de clima de dez anos atrás até agora. E a história mostra que agosto é o pior mês para velejar naquela região. Ainda assim velejamos lá com todas as condições de vento, nos preparamos para tudo, completou.
Sobre o segundo lugar na semana de vela de Kiel, último evento preparatório para as Olimpíadas, Bruno prefere pensar na temporada como um todo. Temos que olhar a campanha inteira que fizemos na Europa e nos Estados Unidos em 2008. Foi uma campanha muito consistente, conseguimos fazer todos os testes que queríamos, para estar muito preparados, conta.
Para ele, esta será uma das edições mais disputadas dos Jogos na classe Star. Tem mais umas seis, sete duplas muito fortes, com chances de medalha de ouro. Vai ser uma das Olimpíadas mais equilibradas de todos os tempos. Precisamos ter paciência quando tivermos um dia ruim e saber administrar os seis dias de regata, avalia.
Semana de Vela – Dias antes de viajar para a China, Bruno Prada passou em Ilhabela para acompanhar a abertura da 35ª Semana de Vela. Isso faz parte do meu calendário. Gosto muito de vir para cá. Tenho casa em Ilhabela, acho um evento muito bacana, o maior da vela na América Latina. Sou sócio do Yacht Club de Ilhabela, então para mim é quase obrigatório passar aqui nesta semana, concluiu.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: julho 6, 2008