Foto: Pixabay

Scheidt pode bater novo recorde no Pan do Rio

Redação Webventure/ Vela

Scheidt poderá ser primeiro brasileiro tetracampeão em esporte individual do Pan (foto: Marcio Rodrigues/ ZDL)
Scheidt poderá ser primeiro brasileiro tetracampeão em esporte individual do Pan (foto: Marcio Rodrigues/ ZDL)

Neste domingo começarão as primeiras regatas da disputa pan-americana de vela. Caso o velejador brasileiro Robert Scheidt, um dos maiores nomes do esporte no país e no mundo, seja o campeão da categoria Laser, ele se tornará o primeiro brasileiro tetracampeão do Pan numa mesma prova individual.

Atualmente Scheidt, que é octacampeão mundial e bicampeão olímpico na Laser, está se dedicando a Star, classe em que neste mês também se consagrou campeão mundial, ao lado de Bruno Prada, em Cascais, Portugal. Por isso, sua última participação na Laser foi no Pré-Pan, em fevereiro, quando conquistou a vaga para o Pan, e sua última competição de alto nível em 2005, no Mundial de Fortaleza. No entanto, após passar a última semana treinando no Rio, o brasileiro se sente confiante

“Só incluí o Pan no meu calendário pela oportunidade de me despedir da classe Laser brigando por mais uma medalha, desta vez dentro de casa. Mas tenho consciência de que hoje sou um velejador de Star que vai fazer uma passagem pela classe Laser”, avaliou Scheidt.

O octacampeão, que é apontado como um dos favoritos na disputa pan-americana, acredita que a competição será acirrada. Segundo ele, seus principais adversários serão: o chileno Matias del Solar, latino-americano melhor colocado no Mundial de Cascais, com um sétimo lugar, e quarto colocado do ranking mundial; o canadense Mike Leigh, sexto do ranking mundial; o argentino Julio Alsogaray, campeão do Troféu Princesa Sofia, na Espanha, em abril; e o norte-americano Andrew Campbell.

“Acredito em, pelo menos, uma regata ruim de cada um, inclusive minha. Também estou preparado para competir com ventos fracos, característicos dessa época do ano no Rio de Janeiro, embora prefira velejar com ventos mais fortes”, complementou Scheidt.

No total 13 barcos participarão da disputa na Laser. A partir de domingo estão previstas duas regatas por dia, com folga na terça (24), até que se completem 10 regatas, no dia 27. A competição será validada com no mínimo quatro regatas e a partir da realização da quinta prova, será contabilizado um descarte. No dia 28/07, sábado, acontecerão as Regatas da Medalha, que no Pan, serão disputadas apenas pelos cinco primeiros colocados.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 20, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure