Webventure

Scheidt vence o primeiro dia de Pré-Pan e é líder na Laser


Scheidt supera adversários e é líder na Laser (foto: M. Arcoverde / fotocom.net)

O primeiro dia de competições do Pré-Pan de Vela teve 18 regatas e reuniu 161 velejadores em 116 barcos na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O domingo foi recheado de surpresas para alguns velejadores tidos como favoritos, mas que acabaram sendo deixados para trás. Bruno Fontes e André Streppel assistiram Robert Scheidt vencer as duas primeiras regatas e acabar o dia como líder na Laser.

“Tive um dia muito bom. Consegui velejar com consistência”, disse Scheidt, que busca o tetracampeonato no Pan. Apesar de satisfeito com o primeiro dia, que teve ventos entre 10 e 14 nós, Scheidt se manteve muito cauteloso, porque segundo ele “muita água ainda vai rolar na competição”. O atleta atribui sua boa forma à dedicação que teve a Laser nos últimos dois meses.

Na Laser Radial, a favorita Adriana Kostiw assistiu às duas vitórias de Viviane Béghin e terminou o domingo em segundo lugar. Na J/24 as três primeiras colocações se repetiram nas duas regatas e a disputa já se mostrou bastante acirrada. Em primeiro está o quarteto liderado por Daniel Glomb, seguido das tripulações de Maurício Santa Cruz e José Paulo Barcellos Dias.

Na classe RS:X, o atual campeão pan-americano e 11 vezes campeão brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, venceu a primeira regata e ficou em terceiro na segunda, mas como foi superado apenas por estrangeiros, se manteve na liderança da seletiva para o Pan. Esta é a única classe em que é permitida a participação de atletas estrangeiros.

A permissão foi concedida a pedido de Bimba, que tem amigos de outras nacionalidades que treinam com ele em Búzios, no Rio, onde mantém um projeto social dedicado à vela. No RS:X Feminino, Patrícia Castro venceu as duas regatas.

Snipe – Alexandre Paradeda e Pedro Tinoco lideram na Snipe. Com um desconto a dupla tem apenas um ponto perdido, enquanto Luiz Felipe Caneppa e Mário Tinoco, em segundo lugar, tem dois pontos. Na Sunfish, Bernardo Low-Beer, de 20 anos, compete sozinho e terá que velejar durante toda a seletiva.

“Sou o único participante e estou lutando pela vaga. Quero competir no exterior em maio ou em junho para aprender mais. Quero evoluir para representar bem o Brasil no Pan”, disse Low-Beer, que espera ser indicado pela FBVM para a competição em julho, no Rio de Janeiro. Hoje será o segundo dia do Pré-Pan de Vela. Serão realizadas mais duas regatas para as nove classes, a partir das 13h.

Este texto foi escrito por: Webventure