Foto: Pixabay

Schlesser corre novamente de buggy no Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Jean Louis Schlesser (foto) mantém o projeto do buggy junto com seu companheiro Jose Maria Servia (foto: Gauloises Racing)
Jean Louis Schlesser (foto) mantém o projeto do buggy junto com seu companheiro Jose Maria Servia (foto: Gauloises Racing)

Exclusivo, da redação do Webventure – O projeto do buggy projetado por Jean-Louis Schlesser já não é mais uma novidade. O carro foi considerado uma revolução quando o francês venceu seu primeiro Rali Dakar em 1999 com o buggy movido com um motor Renault. Nesta edição, em 2005, o buggy corre novamente.

A admiração por parte de todos que acompanham o cross-country é como um carro 4×2 pode se sair tão melhor que os favoritos tracionados. A explicação pode estar em toda experiência adquirida por Schlesser nos anos em que trabalhou como projetista no competitivo mundo da F-1.

Schlesser jogou todo seu conhecimento em sua paixão: o Rali Dakar. Assim, ele projetou um veículo para vencer o rali. E venceu duas vezes, em 1999 e 2000.

Motor Ford – A concepção do buggy parecia algo definitivo. Mas nos anos seguintes Schlesser amargou derrotas na pista. Em 2001, saiu da estrada e perdeu pontos numa especial no Senegal, acusando Jutta Kleischimidt de ter enconstado na traseira de seu buggy.

Em 2002, um incêndio destruiu seu carro logo no começo da África. Em 2003, seu carro parou por problemas mecânicos antes de 10 dias de rali. E em 2004 não conseguiu ser competitivo por posições frente as inovações de seus adversários.

A grande expectativa nesta edição é se o projeto, com motor Ford, pode voltar a ser competitivo ou se está na hora do francês voltar para a prancheta.

Jean-Louis Schlesser volta ao Dakar com dois carros. O segundo pilotado por seu eterno companheiro, o espanhol Jose Maria Servia, que conquistou a última vitória expressiva do projeto Schlesser, faturando o Mundial Cross-Country da FIA em 2002.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: dezembro 25, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure