Bruno Saby tenta acertar o caminho em um dia de difícil navegação na Turquia (foto: Divulgação Volkswagen)
A dupla francesa formada por Jean Louis Schlesser e seu navegador François Borsotto venceram a segunda etapa do Rally do Oriente, realizado na Turquia, surpreendendo os Touareg Volkswagen pilotados por Bruno Saby e Giniel de Villiers que ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A etapa de hoje (27/6) teve 249 quilômetros de trecho cronometrado entre a capital da Turquia, Ankara, e a cidade de Urgüp. O fator decisivo do dia foi a navegação entre estradas com muitas bifurcações e desvios. “A primeira coisa que eu tenho que dizer é que François (Borsotto) navegou muito bem. Depois disso posso completar dizendo que tentei mesmo andar mais forte do que realmente faço. Encontrei os Volks no ponto de assistência e andei na poeira deles até o fim da etapa”, disse Schlesser.
Benoit Rousselot, pilotando um Nissan Pathfinder conseguiu acompanhar os líderes finalizando a etapa com um bom quarto lugar. A classificação geral repete a mesma ordem da etapa de hoje, com Schlesser assumindo a ponta.
“Conseguimos superar Giniel, mas perdemos tempo em relação a Schlesser devido a dificuldade no percurso de hoje com muitas trilhas diferentes”, lamentou Bruno Saby. “O resultado de hoje mostra como ele (Schlesser) e seu navegador seguem sendo grandes competidores e você nunca subestimar nem a eles, nem ao seu buggye”, desabafou Saby. A dupla de pilotos da montadora alemã era favoritíssima ao título no Rally do Oriente que não conta com a participação da equipe de fábrica da Mitsubishi.
Motos – Nas motos outra surpresa, o chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM) surpreendeu vencendo a etapa de hoje com sua KTM 450cc. De Gavardo colocou quase dois minutos de vantagem sobre David Casteu e Cyril Despres (Gauloises-KTM), ambos com KTM 660cc. Segundo o chileno sua moto 450cc vem demonstrando rendimento superior em especiais travadas como a de hoje na Turquia. “As condições do terreno é que me permitiram tirar um rendimento melhor para atacar Despres”, explicou De Gavardo.
“Foi uma etapa muito boa para mim. Andei regulando a velocidade porque a planilha era muito complicada e tive que estar muito concentrado para não cometer erros na navegação”, comentou o chileno. “No fim consegui vencer a etapa, mas amanhã tenho que ter mais cuidado ainda porque Despres vai sair com tudo já que largará quatro minutos depois de mim e vai querer aumentar sua vantagem na geral”.
O francês Cyril Despres confessou que teve problemas com seu road book que não funcionava automaticamente e chegou a sofrer uma pequena queda. “Tive que andar em baixa velocidade. Parei no ponto de assitência e tentei consertar o sistema, mas não foi possível. A navegação hoje foi realmente muito difícil”, desabafou Despres.
Na geral Despres segue liderando com 4 minutos e 36 segundos de vantagem sobre De Gavardo. Lee Palmer (Gualoises-KTM) seguem em terceiro.
Classificação geral dos carros
1. Jean-Louis Schlesser/François Borsotto, Schlesser Ford, 2:24.35 hrs
2. Bruno Saby/Michel Périn, Volkswagen Touareg, 2:29.38 hrs
3. Giniel de Villiers/Tina Thörner, Volkswagen Touareg, 2:32.09 hr
4. Benoit Rousselot/Fabian Lurquin, Nissan Pathfinder, 2:46.25 hrs
5. Serge Jordan/Jean Marie Lurquin, Nissan Pathfinder, 2:54.24 hrs
Classificação geral das motos
1. Cyril Despre, KTM SP +450 04h34’36
2. Carlo De Gavardo, KTM SP 450 04h39’12
3. Lee Palmer, KTM SP +450 04h46’43
4. Marke Dabrowski, KTM SP +450 04h54’04
5. Jacek Czachor KTM M +450 04h58’15
Este texto foi escrito por: Webventure