Foto: Pixabay

Schlesser e Richard Sainct vencem mais um Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Wadi-Rayan (Egito) Cairo (Egito)

  • Deslocamento: 135 km

  • Especial: 10 km

  • Total: 145 km

    Apesar de toda a precaução de Schlesser ontem em não cantar vitória antes da hora, até os escorpiões do deserto do Saara já sabiam que o resultado final tanto nos carros como nas motos era um tema fechado. Assim como no ano passado deu França no Dakar. Vitória de Jean-Louis Schlesser nos carros, com seu navegador Henri Magne. Nas motos Richard Sainct (BMW) novamente pode estourar a champagne no topo do podium. Nos caminhões a vitória ficou mesmo para o russo Vladimir Tchaguine.

    A Especial, um trecho de apenas 10km, era apenas uma festa para os campeões. Em um trecho tão curto era claro que nenhum dos líderes ia querer arriscar a vitória para um brilho final no maior rali do mundo. Quem fez a festa foi o companheiro de Schlesser, o espanhol José Maria Servia que acelerou para ganhar a especial do dia. Nas motos a vitória do dia ficou com Juan Roma, da KTM, quase um prêmio de consolação depois da falha no motor que o tirou da disputa do Dakar na 14ª etapa.

    André acelera mas não leva o terceiro lugar

    Não haviam mesmo muitas surpresas guardadas para a chegada no Cairo. Talvez uma das poucas disputas que ficaram para ser resolvidas no último dia foi a entre o caminhão Tatra de André Azevedo e o Kamaz do russo Firdaus Kabirov. André e Kabirov tinham apenas 10 km para decidir quem ia ficar com a terceira colocação na geral. André acelerou fundo, mas a potência do motor Kamaz falou mais alto e Kabirov levou a Especial do dia e consequentemente o 3° lugar na geral. A diferença entre os dois foi de apenas 14 segundos.

    “Mesmo sabendo que o Kamaz do Kabirov anda muito mais que nosso Tatra, eu ainda tinha esperanças de chegar em terceiro, mas não deu”, lamentou André, que momentos antes da largada foi informado por um dos organizadores que esse último trecho cronometrado não seria considerado na classificação geral. “Achei melhor não dar crédito a ele, tantas foram as informações erradas que nos foram dadas. Exigimos tudo do nosso Tatra, mas contra maior potência não há argumentos. O duro é olhar a classificação final e ver que, depois de quase 60 horas de competição, perdemos um lugar no pódio por cinco segundos”, se queixou André.

    Brasileiros no Cairo

    Klever Kolberg e Pascal Larroque, andaram com mais cuidado. O objetivo era apenas garantir o 2° lugar na categoria Marathon. Klever foi o 15° colocado na curta Especial do dia.

    Entre os Trollers a festa era grande. A equipe sempre manteve claro que seu objetivo no Dakar era chegar ao Cairo inteiros. E assim foi feito. Os quatro carros estavam lá na reta final do Paris-Dakar-Cairo, apenas Reinaldo Varela não completou o Dakar na competição após o acidente que tirou da prova seu navegador Alberto Fadigatti.

    Com um trecho cronometrado tão curto, em terreno de areia, os Trollers resolveram mostrar serviço hoje. Com o objetivo de chegar ao Cairo conquistado, os pilotos da equipe resolveram acelarar com o Troller T5. Cacá Clauset e Amyr Klink completaram a prova de 10 km em torno das famosas pirâmides do Cairo na 31ª posição. Arnoldo Jr. e Gabriel Galdino logo atrás, na 35ª colocação do dia. Roberto Macedo e Marcos Ermírio de Moraes na ficaram ficara com o 57° melhor tempo do dia.

    Entre os novatos do rali Cacá Clauset e Amyr Klink ficaram com o 4° lugar, Arnoldo e Gabriel com o 6° e Roberto Macedo e Marcos Moraes com o 13° lugar.

    Resultados nas categorias

    Mais uma vez o Dakar terminou com uma festa francesa. Basta olhar para os resultados abaixo para ver o domínio da França no maior rali do mundo. Não é a toa que o show de encerramento do Dakar, hoje a noite junto as pirâmides, será comandado pelo tecladista francês Jean-Michel Jarre. Confira abaixo o resultado final nas categorias:

    MOTOS:

  • Geral: Richard Sainct (Fra) BMW F650RR

  • Super Production: Richard Sainct (Fra) BMW F650RR

  • Marathon: François Flick (Fra) KTM 640 LC4

  • Super Production 400cc: Patrick Sireyjol (Fra) Honda 400 XR

  • Production 250cc / 400cc: Eric Aubijoux (Fra) Yamaha 400 WRF

    CARROS:

  • Geral: Jean-Louis Schlesser (Fra) Schlesser-Renault

  • T2: Jean-Pierre Fontenay (Fra) Mitsubish Pajero Evolution

  • T1 Marathon: Jean-Pierre Strugo (Fra) Mercedes ML 430

  • T1 Marathon Diesel: Jean-Jacques Ratet (Fra) Toyota

  • T3 Diesel: Jacky Ickx (Bel) Toyota HDJ 95

  • T2 Diesel: Franco Picco (Ita) Toyota HDK 80

    CAMINHÕES:

  • Vladimir Tchaguine (Rus) Kamaz 49252

    Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

    Last modified: janeiro 23, 2000

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure