Família reunida na coletiva de hoje cedo (da esq. para dir.: David Heloisa Kat e Vilfredo). (foto: André Pascowitch)
Heloisa Schurmann, matriarca da família aventureira Schurmann, lançou hoje, na Saraiva Mega Store, do Morumbi Shopping, o livro “Mundo de Aventuras” sobre a reedição da rota Fernão de Magalhães. Foi uma expedição inédita, realizada com o veleiro Aysso, por mais de 60.000 km, cruzando os oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
Esta última aventura transcrita em forma de prosa é um diário que começou no dia 23 de novembro de 1997 e só terminou no dia 22 de abril deste ano, em comemoração ao quinto centenário do descobrimento do Brasil. “Conto as aventuras, as histórias de nossa vida a bordo. São as emoções, os perigos, os medos e os desafios. Tentei colocar de uma maneira que a pessoa possa ler, se transformar em um tripulante e viajar com a gente”, detalhou Heloisa.
Durante a reedição da rota do navegador português Fernão Magalhães, o primeiro a dar a volta ao mundo, a família visitou 15 países, de 9 territórios. Entre os principais trechos do livro, Heloisa destaca “o desafio dos piratas no primeiro capítulo é para mim um dos grandes momentos de clímax do livro e o último capítulo, porque estávamos encerrando a viagem e a família estava toda junta. Ali fomos revivendo todas as emoções”.
Filosofia – Em 1990, na Nova Zelândia, a família Schurmann descobriu o lema da tribo indígena Maori que diz: “Ame. Seja forte. Seja Corajoso. Seja você mesmo. Deste então, a família usa o ditado como filosofia. “Nós adotamos este lema porque é o que fazemos, é o ame, seja forte e seja você mesmo. Somos uma família unida mas que ninguém perdeu sua individualidade. E isso é muito importante hoje”, finalizou Heloisa.
Nesta sexta-feira (01/12), haverá um noite de autógrafos aberta ao público em geral. Há também, de hoje até 03 de dezembro, a exposição do veleiro (na parte de fora do shopping) e de fotos, curiosidades e artefatos do povos conhecidos (no interior do shopping, em frente a Saraiva Mega Store).
Este texto foi escrito por: André Pascowitch