
O atleta Robson Gomes na pista do lago de Itaipu (foto: Adriano Rattmann/ CBCA)
Devido às secas no Paraná, foi adiado o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, que seria realizado em Foz do Iguaçu nos dias 23 e 24/9. A CBCA se reúne novamente com o comitê entre os dias 8 e 10 de setembro para a definição das novas datas. O anúncio oficial ocorrerá no dia 15 de setembro.
A escassez de água é provocada pela mais severa seca dos últimos 70 anos no estado do Paraná, de acordo com os gráficos que mostram que o lago de Itaipu em um de seus níveis mais críticos de toda sua história. Devido ao fato de a garantia ou não de água para a realização da competição ser possível apenas para o fim de agosto, a competição foi transferida e deve acontecer somente em 2007.
Foi feita uma reunião entre o Comitê Internacional de Canoagem e a Confederação Brasileira de Canoagem para o adiamento do Pan-Americano de Canoagem Slalom, a mais importante competição do calendário brasileiro esse ano.
“Para uma competição desse nível são necessárias pelo menos duas semanas de treinamento no local, além de um teste prévio da pista o que necessitaria de datas seguras para confirmar a competição”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini.
Pista artificial reconhecida internacionalmente – O chamado Canal de Águas Bravas da Itaipu Binacional, onde será realizado o Pan-Americano de Slalom, é uma pista apta a sediar competições nternacionais desde o início deste ano, quando foi obteve a aprovação da Comissão Internacional de Canoagem.
O Canal de Canoagem Slalom tem pedras retiradas das proximidades do mirante do vertedouro da Usina, que criaram corredeiras para permitir a prática da modalidade. Pela comporta passa 12 metros cúbicos de água por minuto, construída paralelamente ao Canal da Piracema. Além do canal, as obras incluem a instalação de áreas de apoio, como a garagem para barcos, arquibancadas e um espaço para os juízes das competições.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 7, 2006