O Yacht Clube da Bahia será palco da segunda edição do Ultra Desafio 90Km de Canoagem, que é considerada a prova mais extensa do Brasil e uma das maiores do mundo. O evento é uma competição individual que coloca participantes para remar do YCB, contornando a Ilha de Itaparica, e voltando para o Farol da Barra.
Nesta prova, os atletas enfrentam, não apenas os desafios naturais, mas também seus próprios limites. Para encarar os 90km de remada em mar aberto é necessário um preparo físico e mental excepcional.
O primeiro a concluir o Ultra Desafio 90Km foi Maurício Oliveira, que registrou um impressionante tempo de 10 horas, 27 minutos e 30 segundos, deixando sua marca na história.
Para realizar esse feito, os competidores contam com um serviço de apoio náutico especializado, de sua própria responsabilidade, que inclui um bote acompanhante equipado com recursos de geolocalização, suporte técnico para hidratação e suplementação, além da presença de um representante oficial da FEVAABA – Federação de Canoagem Polinésia VA’A da Bahia para validar a prova dentro das regras estabelecidas.
Esse conjunto de medidas garante a segurança dos participantes durante todo o trajeto. Ser um competidor no Ultra Desafio 90Km requer não apenas a capacidade de concluir a extensa jornada de 90 km, mas também o acesso a todo suporte técnico e náutico necessário para a realização do percurso.
A mineira Camila Gouveia buscou fundos em financiamentos coletivos – a popular vaquinha – para participar do Desafio Yacht. Radicada em Brasília (DF), a atleta fez uma dieta especializada além de treinos intensos.
”Muito empolgada, animada e treinando muito forte para mais essa jornada. Sei que terei muitas barreiras para transpor durante o percurso, mas estou mentalmente muito forte e decidida. O apoio que todos estão dando só fortalece mais ainda”, disse Camila Gouveia, de 37 anos.
A atleta esse ano já fez a volta inteira no lago Paranoá, de 92 km, e a tradicional travessia de Salvador até Morro de São Paulo, de 63 km.
Foto: Adamo Mello