Foto: Pixabay

Segunda etapa da Ação Social do Sertões começa em 5/08

Redação Webventure/ Offroad

Serão relizados novos 360 atendimentos odontológicos nas cidades (foto: Instituto Brasil Solidário)
Serão relizados novos 360 atendimentos odontológicos nas cidades (foto: Instituto Brasil Solidário)

No dia 5/08, ao lado do Rally dos Sertões, uma equipe de 20 voluntários iniciará mais uma expedição de 7.500 quilômetros rumo ao sertão do país para dar continuidade ao “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola”. Esta será a segunda das três etapas do projeto, que atende neste ano a 10 cidades das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Na primeira visita, a equipe de voluntários esteve em 13 escolas, nas quais, entre atividades de Educação, Meio Ambiente, Inclusão Social e Saúde, beneficiou diretamente cerca de sete mil pessoas. Além de serem feitos exames de pressão, glicose e triagem de visão, foram distribuídos materiais para que os agentes de saúde locais pudessem dar continuidade ao acompanhamento dos pacientes portadores de diabetes.

Cada cidade visitada recebeu três aparelhos Accu-Chek Go, da Roche Diagnostics, e 400 tiras para testes de glicemia, além de material educativo e fichas para controle individual de pacientes com alteração nos níveis de glicemia e colesterol. Nesta segunda visita da equipe, as cidades receberão mais 150 tiras, além das que serão utilizadas pelos voluntários em novos atendimentos. Com este material doado, os postos de saúde locais poderão monitorar os pacientes cadastrados, fazer campanhas de conscientização e identificar novos casos de diabete, por exemplo.

“Algumas destas cidades não dispunham de nenhum programa voltado para diabetes, muito menos de equipamentos para fazer este tipo de controle. Treinamos os agentes de saúde para usarem adequadamente o material e, nesta próxima visita, poderemos ter acesso a um diagnóstico mais preciso dos casos da região”, diz o coordenador dos trabalhos, Luis Salvatore.

Novidades – Juntamente com os voluntários, a Ação levará pela primeira vez a estas cidades um aparelho de eletrocardiograma portátil, emprestado pelo Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro. Desta forma, será possível, além das medições de pressão, fazer um exame completo para detectar possíveis patologias cardíacas. Outra novidade é que nesta segunda etapa a equipe contará com o apoio de dois novos profissionais de saúde. Um deles especializado em micro-cirurgias, que poderá resolver, nos próprios locais de atendimento, problemas como unha encravada e a remoção de pintas, entre outros.

Dando continuidade aos projetos na área de saúde, os municípios serão beneficiados com a doação de seis toneladas de medicamentos da Genéricos Teuto. Os voluntários realizarão novos 360 atendimentos odontológicos nas cidades visitadas, além de examinarem a visão de 80 pessoas em cada uma, entre alunos, pais e professores, com equipamentos de última geração. Os casos que tiverem indicação de uso de óculos poderão também escolher a armação personalizada que será levada na terceira etapa do programa, que ocorrerá em novembro. Com todos os atendimentos da primeira e segunda visita, a Ação prevê que mais de 10 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário

Last modified: julho 25, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure