O veleiro Hugo Boss numa tempestade na Perna 1 (foto: onEdition/ 5 Oceans)
No próximo domingo, dia 14 de janeiro, cinco dos sete veleiros que iniciaram a competição solo de vela, estarão de volta ao mar para a segunda perna da Velux 5 Oceans. A segunda etapa da regata de volta ao mundo é a maior delas, com aproximadamente 23 mil quilômetros.
Os velejadores sairão de Fremantle, na Austrália, rumo a Norfolk, nos Estados Unidos. O ponto alto da etapa é o temido Cabo Horn, no encontro dos oceanos Pacífico e Atlântico, onde os competidores terão que enfrentar ventos fortes e ondas enormes. Uma vez ultrapassado, as condições se devem se estabilizar, com temperaturas mais agradáveis e condições melhores ao norte do Oceano Atlântico.
Na primeira perna dois dos barcos tiveram problemas e abandonaram a prova. O britânico Alex Thomson teve problemas com a quilha basculante de seu veleiro Hugo Boss, o que deixou o barco tombado com as cruzetas na água. Thomson foi resgatado por seu compatriota Mike Golding. No entanto, após a operação de resgate Golding também teve problemas: o mastro de seu veleiro Ecover partiu em dois.
Classificação da Perna 1 – O vencedor da primeira perna foi o barco Cheminées Poujoulat, do comandante Bernard Stamm, que terminou o percurso em 42 dias, seguido do comandante Kojro Shiraishi, com o Spirit of Yukoh, que finalizou a etapa em 46 dias. O terceiro a terminar foi Sir Robin Knox-Johnston, do Saga Insurance, com 67 dias de prova, e em quarto Graham Dalton, com o barco Southern Man-AGD, que terminou em 71 dias. O último a chegar foi o Pakea, comandado por Unai Basurko, que terminou em 72 dias.
A terceira e última perna partirá de Norfolk, nos Estados Unidos, rumo a Bilbao, na Espanha. O desafio final terá cinco mil quilômetros. A 5 Oceans é a mais antiga regata de volta ao mundo em solitário e acontece de quatro em quatro anos.
Este texto foi escrito por: Webventure