Webventure

Segundo dia muda pouca coisa no Dakar


Cyril Despres terminou o dia bem colocado novamente (foto: Marcelo Maragni)

Cyril Despres e Carlos Sainz seguem 100% no Rally Dakar. Nesta segunda-feira, durante o segundo dia de prova, o francês e o espanhol repetiram os resultados de ontem e venceram nas motos e carros, respectivamente, mantendo tudo igual na ponta da classificação geral do rali.

Somente entre os quadriciclos e os caminhões que o Dakar registrou um vencedor diferente no percurso entre Córdoba e Tucuman, na Argentina. Nos quadris, o tcheco Josef Machacek foi surpreendido pelo argentino Alejandro Patronelli, que marcou o tempo de 3h40min35 o piloto da casa foi 23 segundos mais rápido que Machacek, ainda líder na classificação geral.

Entre as motos, Cyril Despres conseguiu uma atuação ainda mais impecável que a de domingo, quando venceu graças à punição de um minuto imposta ao português Ruben Faria. O francês acelerou forte sua KTM e cruzou à linha de chegada com o melhor tempo sobre duas rodas, marcando 3h19min11.

Outro grande favorito ao título, o espanhol Marc Coma ficou em segundo, apenas 33 segundos atrás. Na sequência apareceram David Casteu em terceiro (3h22min57), Francisco Lopes Cotardo em quarto (3h23min17) e Ruben Faria em quinto (3h24min53). “O mais importante foi achar o passo certo e ter as noções certas”, explica Despres.

Os brasileiros Zé Hélio e Jean Azevedo tiveram boa participação, chegando em 12º e 11º, respectivamente. A nova classificação geral do Dakar nas motos tem Despres com 5h17min42, seguido por Coma (a 2min35), Faria (a 6min13), Contardo (a 6min51) e Helder Gonçalves (a 9min28). Zé Hélio é o nono (a 11min26) e Jean Azevedo o 15º (a 17min06).

Sem novidades – Tudo permaneceu como antes também nos carros. Carlos Sainz e o navegador Lucas Cruz, a bordo de uma Volkswagen, venceram a segunda especial, depois de travarem briga acirradíssima com Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret ao longo de quase todo o percurso.

No final, fizeram o tempo de 3h11min28. Nasser Al-Attiyah ainda surpreendeu Peterhansel nos quilômetros finais e ficou em segundo, 1min03 atrás do companheiro de equipe. Já o experiente francês, da BMW, teve de se contentar com o terceiro lugar (a 1min34). Giniel de Villiers e Orlando Terranova completaram as cinco primeiras colocações.

Guilherme Spinelli voltou a figurar entre os dez primeiros, cravando o 10º melhor tempo (a 17min47 de Sainz). Já Marlon Koerich demonstrou boa recuperação e ficou com a 16ª marca da segunda-feira (a 27min59). Na nova classificação do Dakar, Spinelli é o oitavo (a 29min47 de Sainz) e Koerich o 17º (a 57min20).

Por sua vez, Sainz lidera com o tempo acumulado de 5h30min00, com 3min05 de vantagem para Peterhansel e 3min19 para Al-Attiyah.

Nos caminhões, o russo Vladimir Chagin foi o mais rápido durante a maior parte da especial, porém, no final, acabou perdendo tempo e várias posições, conseguindo apenas o quinto tempo. Melhor para o compatriota e também integrante da Kamaz Firdaus Kabirov, que venceu com 3h50min46.

Na sequência ficaram Alain Loprais (a 1min20), Echter (a 5min09) e o brasileiro André Azevedo (a 5min16). No acumulado das etapas, Kabirov lidera com 6h41min00, com nove segundos de vantagem para Loprais, e 22 segundos para Chagin. André é o quarto, a 9min59.

Este texto foi escrito por: Webventure