Pratico canoagem em corredeiras a mais de dez anos. Fui técnico da primeira equipe de canoagem que participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona, duas vezes vice-campeão brasileiro de slalom e tenho uma grande paixão por tudo que se relaciona a descida de rios.
Na tentativa de unir o útil ao agradável, fundei a Canoar , a maior empresa de Rafting no Brasil . Hoje, operamos em vários rios com características distintas.
Faço esta pequena apresentação porque quinzenalmente teremos um espaço neste site para conversarmos sobre este esporte que cresce a cada dia no Brasil e no exterior.
O Rafting consiste em descer um rio em bote inflável e deslizar sobre as águas turbulentas das corredeiras proporcionando aos participantes desta aventura um passeio inesquecível e o contato direto com a natureza. Além de ser muito divertido, o Rafting é procurado para combater o stress do dia a dia causado pelos grandes centros urbanos.
Qualquer pessoa acima de oito anos pode praticar Rafting desde que considere dois pontos básicos: a estrutura da empresa responsável pelo passeio e a classificação do rio.
A escolha da empresa é fundamental. Prefira empresas experientes, que ofereçam instrutores bem treinados, equipamentos adequados como bote, remos, coletes e capacetes, material de segurança complementar como corda de resgate e caixa de primeiros socorros, além do apoio em terra. A empresa deverá orientar os aventureiros na escolha do rio para realizar a descida de acordo com o perfil do grupo.
Os rios são divididos em classes que vão de I a VI. As classes I, II, III são indicadas para iniciantes pois o grau de dificuldade das corredeiras é pequeno. Para aventureiros com mais experiência, as classes IV e V, com maior grau de dificuldade, proporcionam fortes emoções e exigem mais atenção dos participantes . Já as corredeiras com classificação VI, são muito radicais e não devem ser enfrentadas .
A segurança é o principal fator para que a diversão seja completa por isso será tema do nosso próximo bate papo. Venham se aventurar no adrenalizante mundo do Rafting e enviem seus e-mail(s) com dúvidas e sugestões que terei prazer de responder.
Este texto foi escrito por: Webventure