Webventure

Segurança e consciência no montanhismo



O guia de montanha e professor no curso de Guarda-Parque (Senac), Ronaldo Nativo, realizou ontem, Adventure Sports Fair sua palestra sobre iniciação ao montanhismo e segurança na montanha. Durante o evento, realizado na sala Mata Atlântica, Nativo falou sobre suas experiências pessoais, cursos de montanhismo e, principalmente, segurança.

Nativo começou a praticar o montanhismo em 1980 com amigos já experientes. Desde então, não parou mais. Hoje, o aventureiro já escalou picos na Alemanha, Inglaterra, França, Suíça, Itália, entre outros. Em 1995, já com mais experiência, resolveu fundar o “COSMO”, um corpo de socorro, que tem por função orientar futuros guias a respeito da segurança no montanhismo. “É muito importante que haja uma regulamentação dos cursos de montanhismo oferecidos pelo Brasil. É preciso verificar a qualidade do curso e se, realmente, torna as pessoas aptas para viajar sozinhas com segurança”. Ressaltou, depois, que a iniciação ao montanhismo já é uma ótima maneira de evitar acidentes.

O montanhista alertou o público para questão da responsabilidade civil e da conservação do meio ambiente. Os últimos vinte minutos da palestra foram dedicados a perguntas dos espectadores. “O montanhismo é uma espécie de filosofia de vida. Temos que trazer para a nossa vida cotidiana o que a natureza nos ensina. Numa caminhada temos de centralizar toda nossa força e concentração para alcançarmos o destino desejado. Na vida também temos que aprender a nos centralizar em nossos objetivos”, finalizou.

Serviço

O que:

Adventure Sports Fair; Webventure – estande 144 – setor Terra

Onde:

Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, São Paulo

Quando:

até domingo, das 14h às 22h

Ingresso:

R$ 10,00 (pode ser comprado no local)

Este texto foi escrito por: Caroline d´Essen