Webventure

Seis veleiros estão prontos para a In-port


Movistar tenta treinar em Melbourne com pouco vento (foto: Divulgação)

Seis veleiros da Volvo Ocean Race estão prontos para a regata in-port do próximo sábado. O Ericsson, que chegou rebocado em um cargueiro na última sexta-feira desmontado. Ontem o veleiro já estava na água e fez um amistoso com o Piratas do Caribe.

O reforço para a equipe sueca será o tático americano John Kostecki. “ele está conosco desde o começo e tem habilidades tanto nas regatas curtas como nas offshore. Estou feliz por ter ele a bordo nesta regata. Mesmo sem nenhum de nós ter velejado muito nesta baía, estou confiante com ele”, disse o comandante do Ericsson Neal McDonald.

O Movistar já foi pesado e também já está na água para treinos. O veleiro fez ontem a sua primeira sessão de treinos com pouco vento e dia nublado na baía de Melbourne. Os dois veleiros do Team ABN Amro também já passaram pela pesagem. O ABN Amro 1 teve que retirar chumbo do bulbo da quilha por estar acima das 14 toneladas permitidas.

Brasil 1 – Pelo horário de Brasília, a regata in-port começa a uma hora da manhã deste sábado. A equipe do Brasil 1 já está preparando o veleiro e com o pouco tempo os tripulantes sabem que competirão com o mínimo. “Temos um terço do tempo que normalmente teríamos para deixar o barco pronto. É claro que não estaremos na linha de largada como gostaríamos, mas vamos estar lá. Estou confiante”, disse otimista o comandante Torben Grael.

A agenda está apertada para o próximo compromisso do barco brasileiro e a tripulação terá pouco tempo para arrumar os detalhes. “Colocamos a quilha no lugar nesta quinta. Nesta sexta, o barco vai para a água no fim da manhã e colocaremos o novo mastro. No sábado, se der tempo, vamos velejar um pouco, para fazer o ajuste final”, disse Torben

Segundo o navegador do Brasil 1 Marcel van Triest, é difícil de prever como estará o vento no sábado, pois as condições climáticas mudam muito rápido na Austrália. “Com ventos mais fortes, os ABNs levam vantagem. Entre 10 e 15 nós, estaremos todos nivelados”, explica Alan Adler. “Mas não dá para afirmar nada ainda. Aqui, pela manhã está calor, a noite faz frio e chove. Tudo muda muito rápido”, disse o navegador Van Triest.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure