Foto: Pixabay

Seleção brasileira de escalada aprende a competir

Redação Webventure/ Montanhismo

Aqui estão as últimas notícias sobre a excursão da seleção brasileira de escalada na Europa. Logo depois das duas etapas da Copa do Mundo das quais participamos, houve um curso na cidade de Lac de Chalain, na França, em uma espécie de centro de esportes outdoor que contava com modalidades como tiro, náuticos, escalada, espeleologia, canyoning, etc. A seleção freqüentou curso com o treinador frances Luc Thibal sobre treinamento de alto nível voltado à competição. Nos dias de descanso, tivemos a liberdade para, com guia particular, praticar canyoning e espeleologia em lugares alucinantes.

Thibal nos levou a escalar em Chamonix, Baume le Dammes, Chambly e a uma competição regional de boulder. Nossos resultados foram muito bons, ficamos em segundo lugar no geral, na competição masculina.

Agora, encerrado o treinamento, estamos escalando na famosa falésia de Ceüse, que conta com algumas das mais belas vias esportivas da França. Todos têm o seu projeto de via aqui em Ceüse e o que não falta é nono e décimo grau para ser trabalhado. Daqui eu seguirei para Le Calanques, em Marselha, provavelmente junto com a Janine (Cardoso). Depois iremos ao norte da Espanha, visitar um amigo meu e escalar um
pouco mais. Falando na Espanha, em Baume le Dammes tive a oportunidade de escalar com o famoso alpinista espanhol Cesar Ciudad, que tambem não havia passado para a semifinal da Copa do Mundo.

Édson Shimabokuro, alpinista, é integrante da Seleção Brasileira de escalada esportiva e escreveu
especialmente para a Webventure.

Este texto foi escrito por: Édson Shimabokuro

Last modified: junho 30, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure