Marilson Gomes disputou a prova em Chiba (foto: Fernanda Paradizo – Pão de Açúcar Club)
Marílson Gomes dos Santos (foto) e Celso Ficagna atletas Pão de Açúcar Funilense, representaram a Seleção Brasileira que conquistou o bronze no Ekiden Internacional de Chiba, tradicional maratona disputada no sistema de revezamento dia 23, no Japão.
Os atletas do Cruzeiro, Rômulo Wagner da Silva, Israel dos Anjos e Valdenor dos Santos, completaram a equipe, que finalizou o percurso em 2h02min14s. A África do Sul ficou em 1º, com o tempo de 2h01min56s, seguida pelo equipe do Japão, com 2h02min08s.
Conhecidos internacionalmente como ekidens, os revezamentos surgiram nos países do Oriente no século 18, mais especificamente no Japão, e de lá se espalharam para o mundo.
Na prova do Japão, os 42.195 metros do percurso foram divididos em cinco partes, com distâncias variadas: dois trechos de 10 km, dois de 5 km e um de 12.195 metros.
Marílson Gomes dos Santos, atual campeão paulista dos 10.000 metros e vice no Troféu Brasil, foi o primeiro a sair. O atleta decidiu abrir o revezamento por causa da distância de 10 km, na qual é especialista. Já Celso Ficagna, atual campeão Sul-americano dos 3.000 metros com obstáculos, foi o segundo da equipe, e correu 5 km.
É a terceira vez que o Brasil consegue um bom resultado nesse tipo de competição. Em 1996, a Seleção foi prata no Mundial de Copenhague, na Dinamarca, e, em 1998, bronze em Manaus.
Este texto foi escrito por: Fernanda Paradizo
Last modified: novembro 27, 2001